this is an h1

this is an h2

Fri Mar 31 00:56:43 BRT 2023
Cooperação | COOPERAÇÃO
Associações comunitárias: a união faz a força

Sem fins lucrativos, as associações comunitárias ampliam a força de cidadãos, consumidores ou empresários.

· Atualizado em 31/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O ditado “a união faz a força” é o que move as associações comunitárias, entidades sem fins lucrativos reconhecidas pelo Código Civil brasileiro e que ampliam a capacidade de reivindicação do cidadão. 

As associações podem representar, por exemplo, moradores de um bairro ou região ou membros de uma mesma categoria profissional. Seu objetivo pode ser pontual, como obter a construção de um açude ou uma unidade de saúde no bairro, ou permanente, como a luta por melhores condições de trabalho em um determinado ramo. 

Há ainda associações de consumidores, que podem se organizar em torno de compras coletivas, o que reduz muito os custos. E associações de produtores, articulados, por exemplo, para obter melhores condições de vendas para suas frutas, verduras etc. 

Nas últimas décadas, ganharam força as associações vinculadas a determinado produto de uma região. Por exemplo, os produtores de queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais, ou de fabricantes de semi-joias em Limeira, no interior de São Paulo. Nesse caso, o objetivo é unir antigos concorrentes em torno dos mesmos objetivos – como organizar um evento ou uma missão para levar seus produtos ao exterior.  

Tanto no caso da Serra da Canastra como no de Limeira, os produtores associados terminaram criando um selo de procedência, hoje reconhecido pelos consumidores, que aceitam pagar um pouco mais pelos queijos e semi-joias das duas regiões 

Como funcionam as associações? 

Seja qual for o formato, as associações são de livre vinculação e vivem das contribuições de seus integrantes. Seu objetivo é sempre aumentar o poder de reivindicação dos moradores de um determinado bairro, empresários de um mesmo ramo ou trabalhadores de um mesmo setor diante do poder público ou de entidades patronais. 

Para que sua legitimidade seja maior, devem ter seu estatuto e eleições periódicas. Com o tempo e o crescimento, podem profissionalizar integrantes ou contratar funcionários para aperfeiçoar o trabalho. Podem, ainda, transformar-se em cooperativas, que têm sua legislação própria, a Lei 5.764/71, conhecida como Lei do Cooperativismo 

Que tal conhecer melhor o que são as associações e avaliar a possibilidade de aproximar-se de outros empresários para turbinar seu negócio? Conheça esse material que o Sebrae preparou para você. Associação é estratégia de fortalecimento 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?