O autofinanciamento, prática comum nas empresas bem administradas, gera bons resultados quando utilizado.

Existem várias opções para o empreendedor captar recursos para a sua empresa. A captação pode ser com terceiros, contraindo uma dívida (empréstimo ou financiamento) ou por meio da capitalização, quando outros investem recursos na empresa em troca de uma participação societária. Uma terceira opção é o autofinanciamento.
Uma empresa bem administrada, com uma gestão financeira adequada, pode utilizar o autofinanciamento para investir em seu crescimento.
Para tomar a decisão sobre fonte de recursos, primeiro é necessário organizar as finanças do negócio. Por meio dessa organização, o empreendedor saberá a sua real situação financeira e onde os recursos devem ser aplicados.
O autofinanciamento
O autofinanciamento é uma modalidade que os empresários utilizam para obter recursos por conta própria, por meio de soluções internas, visando ao levantamento de capital para financiar melhorias em seu negócio.
Abaixo estão as principais formas pelas quais um empreendedor pode se autofinanciar.
- Reinvestimento de lucro
A melhor forma de gerar receitas é reinvestindo os resultados positivos da empresa, ao invés de retirá-los.
- Negociação com fornecedores
O empreendedor pode negociar com os fornecedores para que o prazo para a entrega do produto, mercadorias ou matérias-primas seja menor do que o prazo para pagamento. Isso permite que a empresa pague o fornecedor depois de receber de seus clientes, evitando apertos no caixa.
- Venda de ativos ociosos
Sabe aquele maquinário que está encostado? Ou aqueles equipamentos e produtos em estoque que você não utiliza mais? Você pode vendê-los para gerar recursos e ainda liberar espaço físico.
- Gerenciamento do estoque
Não gaste seus recursos estocando mais do que precisa. Produtos que não são vendidos com regularidade não têm necessidade de ficarem estocados. Como o dinheiro utilizado para a compra desse estoque desnecessário fica parado, é melhor utilizá-lo para ter uma reserva em caixa ou adquirir produtos que vendam mais rapidamente.
- Adiantamento de clientes
Se o mercado em que você atua permitir, estimule pagamentos à vista ou, em caso de parcelamento, com entrada. Dessa forma, sempre haverá dinheiro entrando e você terá melhores condições de gerenciar o fluxo de entrada e saída de caixa.
- Novos investimentos dos sócios
Se o empreendimento ou o projeto tem rentabilidade maior do que outras formas de aplicação, os sócios podem investir novos valores no negócio, para capitalizá-lo e/ou aproveitar uma oportunidade de mercado. Nesse caso, os sócios fazem um aporte de capital.
Analise bem suas opções e prefira o autofinanciamento. Caso opte por algumas dessas medidas, o empreendedor pode trazer mais recursos para dentro da empresa de forma prática e sem endividamentos, evitando assim recursos onerosos, ou seja, pagamentos com juros e sem retorno.
Saiba mais
Foi um prazer te ajudar :)