Conhecer (e controlar) a inadimplência do cliente é essencial para manter a saúde financeira do negócio.
O objetivo de qualquer empreendimento é crescer, aumentar as vendas de produtos e serviços. Acontece que um volume maior de vendas, frequentemente, traz consigo um risco importante de inadimplência. Conhecer esse risco em detalhe é o primeiro passo para controlar a inadimplência em sua empresa. E sem esse controle, todo o seu planejamento financeiro pode transformar-se em fracasso.
Mas, antes de falarmos sobre os riscos, vamos conhecer os diferentes tipos de cliente inadimplente que toda empresa encontra no dia a dia.
Calculando os riscos
O próximo passo é conhecer e calcular o risco de inadimplência que um cliente pode apresentar, antes de fechar a venda ou parcelar o pagamento de determinado produto ou serviço.
O risco de inadimplência é a probabilidade de um cliente não ser fiel às obrigações financeiras, deixando de quitar pagamentos, conforme os vencimentos acertados no momento da venda. E dinheiro que não entra no caixa da empresa no prazo previsto é sempre um problema para a administração financeira do negócio.
Confira, na tabela a seguir, uma fórmula de calcular o risco de inadimplência em sua empresa:
Exemplo prático
Dª Durvalina, dona do armarinho Empório da costureira, acompanha mensalmente as vendas e está um pouco preocupada. Apesar de ter vendido bem no último final de ano, ela está com dificuldade de receber pagamentos parcelados.
Ela quer, então, saber qual é o risco de inadimplência do negócio a partir dos seguintes dados: o total de suas vendas nos últimos 90 dias foi de R$ 54.000,00. No entanto, a somatória dos atrasos nos pagamentos parcelados desse mesmo período foi de R$ 10.500,00. Vamos, então, ao cálculo.
Taxa de inadimplência (TI) = (Total dos pagamentos pendentes entre 90 a 180 dias / Total a ser recebido nesse período) x 100
Taxa de inadimplência (90 dias) = (R$ 10.500,00 / R$ 54.000,00) x 100
Taxa de inadimplência (90 dias) = ( 0,1944) x 100
Taxa de inadimplência (90 dias) = 19,44%
De acordo com especialistas do Sistema Financeiro Nacional (SFN), apresentados pelo Banco Central, o índice aceitável de inadimplência vai de 5% a 10%. Portanto, o índice do negócio de Dª Durvalina está acima do recomendável. Será necessário tomar algumas medidas, como rever a política de parcelamento e também os canais de pagamento oferecidos aos clientes.
A melhor forma de enfrentar a inadimplência, porém, é tentar ao máximo evitá-la, acompanhando periodicamente os índices da empresa.
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Bom trabalho e olho no caixa!
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