Os carros por assinatura são uma modalidade relativamente nova no setor de locação de veículos e estão ganhando espaço no mercado. A frota das empresas de locação destinada para o carro por assinatura cresceu 20,8%, entre janeiro e outubro de 2022 – último dado disponível.
Em janeiro de 2022, o volume locado nessa modalidade era de aproximadamente 91 mil automóveis, contra mais de 110 mil ao final de outubro de 2022.
O mercado, na verdade, é ainda maior, já que o levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) inclui apenas os veículos das cerca de 14.000 empresas associadas e não contabiliza a frota de montadoras que também já oferecem o serviço, como Audi, Caoa, Chevrolet, Ford, Jeep, Mitsubishi, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen.
Segundo a ABLA, há a tendência de que a participação do carro por assinatura dobre no médio prazo, pois tem chamado a atenção de quem valoriza mais o uso que a posse.
Na modalidade, ,em vez de adquirir um veículo próprio, a pessoa aluga o carro por um, dois ou até três anos. Ao final do contrato, pode renovar a assinatura para ter outro veículo novo na garagem, deixando de ter a preocupação e os gastos com seguro, manutenção, revisões, tributos e com os desafios que surgem na hora de vender o próprio carro.
Além das montadoras, existem empresas especializadas em carros por assinatura no mercado, como a Flua! e a Drive Select. Locadoras tradicionais de veículos, como a Localiza, também abraçaram a nova modalidade.
No fim das contas, o único custo que o usuário tem, além da mensalidade do carro, é com o combustível.
O carro por assinatura vale a pena, principalmente, para pessoas que percorrem grandes distâncias diariamente ou que passam muito tempo no trânsito de grandes cidades.
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