Entenda como essa solução financeira pode alavancar os negócios da sua empresa e servir como ferramenta de controle financeiro.
Para quem é microempreendedor individual (MEI), administrar a parte operacional, comercial e financeira de uma empresa pode ser um desafio. É por isso que soluções financeiras são sempre bem-vindas, pois podem contribuir significativamente no dia a dia de um microempreendedor.
Sendo assim, o cartão de crédito para MEI é uma das alternativas para estender o prazo de pagamento. Vamos entender um pouco mais sobre o uso desse tipo de cartão? Acompanhe o artigo!
Cartão de crédito empresarial
O cartão de crédito empresarial ou cartão de crédito para MEI é um recurso disponível em algumas instituições bancárias. A diferença desse cartão de crédito para o cartão de crédito comum é que ele pode oferecer taxas de juros mais baixas ou até mesmo isenção de taxas.
O cartão pode ser tanto físico – que permite o uso em estabelecimentos – como virtual, que facilitará compras realizadas pela internet. Para conseguir um cartão com o CNPJ, é importante que o empreendedor tenha o seu MEI regularizado e a taxa do imposto Simples Nacional em dia.
Para solicitar o cartão de crédito para MEI, basta acessar o site do BNDES para realizar a solicitação e na sua instituição financeira realizar os demais procedimentos (entrega de documentos e solicitação).
Quais são as maiores vantagens do uso do cartão de crédito para empreendedores?
Você sabia que com o cartão de crédito é possível reunir todas as suas contas em um só lugar? Quando você escolhe a modalidade cartão de crédito para pagamento, a data de vencimento da fatura do seu cartão torna-se a data oficial de colocar seus débitos em dia.
Outra vantagem bem típica do cartão de crédito é o parcelamento das compras. Mas, no caso do MEI, facilita a aquisição de matéria-prima ou maquinário para oferecer seus produtos ou serviços com maior qualidade, isso sem comprometer o caixa.
Além disso, você também pode usar o limite do seu cartão como uma ferramenta de controle financeiro. Isso pode ser feito ao estipular um limite máximo de gastos no seu negócio e determinar que esse seja o mesmo limite do seu cartão. Incrível, né?
E as desvantagens?
Apesar do cartão facilitar os pagamentos, administrar esse recurso requer organização. A mesma organização que um gestor tem para manter suas relações comerciais com fornecedores e prazos de pagamento. Afinal, se não pagar pelos produtos, não tem como proporcionar as vendas, certo?
Pois bem, com o cartão de crédito vale seguir essa linha de pensamento, visto que se não pagar as faturas, pode acabar com multas, dívidas, acréscimo de juros e até mesmo a redução do limite.
Tenha planejamento antes de aceitar a oferta de crédito pelo cartão, avalie os prós e contras. E não se esqueça de verificar se o seu cartão ou banco possuem taxa de anuidade e se vale a pena pagar essa taxa.
Cartão de crédito como investimento
O uso do cartão de crédito empresarial também pode significar uma oportunidade. Ao organizar seus custos e despesas, você pode oferecer descontos aos clientes (algo que pode atrair novos consumidores à sua loja).
É possível potencializar suas vendas com o investimento em plataformas digitais que viabilizem a abertura do e-commerce. Ter um negócio digitalizado, com múltiplas formas de pagamento e contas organizadas em uma única plataforma, é uma grande chance de aumentar seus ganhos.
Sabe o que também é uma grande oportunidade para a sua empresa? Conhecer os benefícios da parceria entre Sebrae e Serasa, especialmente para impulsionar o crescimento das microempresas. O projeto possui um portal em que aborda os seguintes temas:
- Prevenção a fraudes; e
Você se interessou por algum tema? Então, não perca tempo e vá conferir o material exclusivo preparado para você! Sebrae e Serasa Experian, juntos para proporcionar conhecimento a micro e pequenos empreendedores.
Foi um prazer te ajudar :)