this is an h1

this is an h2

Wed Feb 01 01:38:14 BRT 2023
Cooperação | COOPERATIVA
Certificações ajudam cooperativas a ganhar competitividade ao exportar

Certificações comprovam que cooperativas cumprem requisitos legais e ressaltam as qualidades dos produtos exportados.

· Atualizado em 01/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você já parou para pensar que nem sempre os atributos mais valorizados do seu produto são facilmente identificáveis pelo consumidor? No âmbito das cooperativas, esse desafio fica mais evidente quando elas ultrapassam as fronteiras nacionais e decidem exportar. Neste caso, existe um instrumento valioso para ganhar competitividade em escala global: as certificações. 

Mas, afinal, o que são e para que servem as certificações? São documentos que provam que as empresas ou cooperativas cumprem os requisitos legais necessários para operar naquele país. Além disso, demonstram que seus produtos estão em conformidade aos padrões de produção, armazenagem e comercialização daquele mercado. As certificações podem ser emitidas tanto por organizações da sociedade civil quanto pelo poder público, conforme a finalidade a que se destinam.

Certificações compulsórias ou voluntárias

Outra coisa que você precisa saber é que as certificações podem ser compulsórias ou voluntárias. No primeiro caso, trata-se de um documento obrigatório, que se deve possuir para produzir ou comercializar determinado produto subordinado a algum tipo de regulamento. É o que acontece com adaptadores de plugues e tomadas, capacetes de segurança para uso na indústria, dispositivos de fixação de contêiner e extintores de incêndio, para citar apenas alguns exemplos.

Ainda que não sejam obrigatórias, as certificações podem ser buscadas por vontade própria das cooperativas, considerando que isso atende à conveniência do negócio. Essas certificações podem ter foco em sustentabilidade, como as que atendem à série de normas ISO 14000. Ou abordar aspectos sociais, a exemplo da Certificação Fairtrade, entidade que defende um comércio justo. Ou ainda se referir à origem geográfica do produto, entre tantos outros itens.

Cultura e hábitos de consumo

Quando as cooperativas exportam seus produtos, precisam não apenas cumprir as obrigações legais dos países de destino, mas também levar em conta a cultura e os hábitos de consumo locais. Em alguns casos, elas necessitam de certificações para comprovar que o produto é adequado a esses públicos. Vamos ver alguns exemplos práticos? 

Nos países islâmicos, a produção de alimentos deve atender a princípios religiosos atestados pela Certificação Halal, fornecida por entidades islâmicas autorizadas. Já o Certificado Kosher serve para comprovar que a produção está de acordo com as leis da dieta judaica ortodoxa. Existem certificações também para a entrada de produtos em grandes mercados. Na União Europeia, a Marcação CE e, no Reino Unido, a British Retail Consortium (BRC). E se a cooperativa quiser exportar para a China, precisará ajustar seus processos à China Compulsory Certification (CCC). 

Certificações podem elevar custos

Mas, atenção: justamente por causa do rigor do processo de emissão das certificações, nem sempre elas são facilmente obtidas. Pelo contrário, a busca pelo documento pode ser trabalhosa. Há casos em que é preciso fazer ajustes no sistema de produção e gerenciamento das cooperativas, interferir na cadeia de fornecedores e até mesmo realizar investimentos em tecnologia ou adaptação de embalagens. É o que adverte o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), órgão ligado ao governo federal. 

Bem, tudo isso pode representar uma elevação de custos para as cooperativas. Por essa razão, é preciso verificar se as vantagens em termos de competitividade que serão conquistadas com a certificação compensam os investimentos. Se a conta a ser feita tiver um saldo positivo, não tenha dúvida – busque a certificação e mostre ao mercado todas as qualidades de seus produtos. Bons negócios!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?