this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 14:32:12 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Códigos de barras na indústria 4.0

Saiba como ter um código de barras na embalagem do seu produto, que facilita a logística, a gestão e abre as portas de novos mercados.

· 03/03/2023 · Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Código de barras é uma representação gráfica de uma sequência numérica. Visualmente, é um desenho formado por barras de espessuras diferentes ou, na versão mais complexa, um QRCode.

Aplicado na embalagem de um produto, pode ser decifrado por um leitor automático, e tem como objetivo facilitar a identificação do item e fornecer um inventário de suas características. É uma ferramenta muito útil dentro dos processos de gestão da Indústria 4.0 

Essa expressão, Indústria 4.0, se refere à Quarta Revolução Industrial, a primeira tendo sido o motor a vapor, a segunda o surgimento da energia elétrica, a terceira o surgimento da tecnologia da informação, que trouxe a automação das máquinas e a automatização dos processos.

A quarta, então, se refere à transformação digital, ocorrida com os avanços da internet, e fortemente impulsionada pela pandemia.  

Ao ganhar volume e velocidade, o comércio eletrônico passou a demandar cada vez mais ferramentas de agilidade, como o código de barras, capaz de armazenar informações como características do produto, preço, peso, validade.

Ainda, pode conter dados de estoque, facilitando a entrada e saída de produtos e materiais. O QRCode é mais complexo no sentido que é composto de números e letras, inclusive links da internet. 

O uso do código de barras traz diversos benefícios diretos para as empresas, como fornecer identificação de produtos e materiais; facilitar organização e rastreabilidade de itens; padronizar processos; controle de estoque; aumento da produtividade. 

Como funciona 

Os códigos de barra seguem a mesma lógica do código binário empregado na computação, no qual as listras representam uma sequência de zero e um.

O código de barras é dividido em 95 partes com o mesmo tamanho, em um conjunto de listras pretas e brancas. O leitor decifra o código identificando colunas branca como zero e pretas como um.  

Os códigos de barras podem ser de diferentes tipos: 

  • EAN-13: o mais comum no Brasil, muito utilizado por supermercados e lojas por causa da facilidade de leitura e por permitir registrar milhões de produtos no mundo; 
  • USBN: específico para revistas e livros; 
  • UPC: composto por 12 números, mais comum nos Estados Unidos e no Canadá;  
  • EAN-8: versão reduzida do EAN-13, aplicável em produtos pequenos demais para comportar o código EAN padrão; 
  • EAN-2 e EAN-5: podem ser utilizados junto com o EAN-13 para acrescentar informações, como mês de fabricação ou preço sugerido; 
  • DUN-14 e ITF-14: voltados à logística e movimentação interna;  
  • Código 128: formado por números e letras, fornece um rastreamento preciso e é mais utilizado na área de saúde; 
  • GSI-128: contém informações adicionais, como peso, dimensão, volume etc.; 
  • QR Code: criado inicialmente para smartphones, tem formato bidimensional com desenhos diferentes capazes de transferir letras e números para o leitor e variações dos principais códigos de barras.

Vantagens de usar códigos de barras 

Entre os principais benefícios para a Indústria 4.0 ao utilizar códigos de barras nos seus produtos, estão: 

Formalização: incluir automação no processo seletivo é um passo importante para contar ao mercado que a empresa é formalizada e é exigência para vender para diversos estabelecimentos comerciais 

Atendimento a requisitos legais: mercados como o de exportação fazem da presença de um código de barras uma obrigatoriedade. 

Rastreabilidade: o código pode localizar em que momento do sistema de distribuição o produto está.  

Como implementar de forma eficaz 

O código pode estar na embalagem ou no próprio produto, como na etiqueta de uma roupa ou adesivos colados à alimentos como frutas e legumes. É importante escolher o tamanho e formato adequado ao seu produto. 

A ferramenta de leitura também pode  

O QRCode permite melhorar a identidade visual da empresa, guiar o consumidor para um site ou até mesmo endereço físico como pilares de estacionamento, cardápios, livrarias e baús de caminhão. Eles também são vistos em etiquetas de roupas, em embalagens de produtos e alimentos. 

Entenda como utilizar códigos de barra e implemente no seu negócio como uma etapa a mais para o sucesso. 

Saiba Mais: 

Implantar o código de barras ajuda a aumentar as vendas?  

O código de barras como diferencial competitivo para novos mercados 

A indústria 4.0 e o admirável mundo da automação

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?