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Finanças | CUSTOS
Como abrir uma loja de roupas gastando pouco?

Como se organizar para abrir um negócio com poucos recursos? Quais dicas são essenciais para obter sucesso na sua loja?

· 23/03/2023 · Atualizado em 17/04/2023
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Abrir uma loja de roupas pode ser um sonho para muitas pessoas, mas também pode apresentar uma série de desafios e dificuldades. A concorrência no mercado de moda é acirrada, o que pode tornar difícil destacar-se e atrair clientes. Além disso, é preciso investir em um bom estoque de produtos, o que pode demandar um alto investimento financeiro. Outras questões a serem consideradas são a escolha do ponto comercial, a contratação de funcionários, o cumprimento de normas regulatórias e a gestão financeira do negócio. É importante estar preparado para enfrentar essas dificuldades e buscar conhecimento e orientação antes de abrir uma loja de roupas.

Por isso, selecionamos algumas dicas básicas, inspiradas pelo conteúdo da empreendedora Joyce Dinalli, para que você possa se organizar e abrir o seu próprio negócio.

A primeira dica que você deve se ater é: escolha o estilo de roupa que você quer vender. No começo, pode parecer muito difícil fazer isso, já que você ainda não conhece seu público. No entanto, é recomendado que você escolha um nicho para não acabar comprando mercadorias que não combinam entre si, fazendo com que você gaste além do que precisa, e ainda gere um acúmulo no seu estoque. 

Uma ideia legal é começar vendendo aquilo que você tem mais familiaridade, que acredita que vai ter mais clientes, e conseguir fornecedores com mais facilidade. Vender algo que você conhece e entende torna-se uma tarefa muito mais simples e fluida. Lembrando que é importante saber se existe demanda para aquele produto que você deseja vender.

Uma forma muito simples de compreender o que as pessoas estão buscando, é usar a ferramenta do Google Trend. Lá, é possível colocar o termo que você deseja e descobrir o quão pesquisada é aquela tendência ou produto. Então, por exemplo, você busca por “roupa de academia” e irá aparecer quantas pessoas aproximadamente estão buscando por isso na internet. Com isso, é possível ver quando terá um pico de procura por aquele produto que você está pensando em trabalhar.

A segunda dica é sobre fornecedores. Antes de escolher, é importante que você realize uma busca detalhada na internet, procurando no Google, no Instagram, no Facebook por fornecedores que vendem o tipo de produto que você deseja. 

É interessante que você visite centros comerciais famosos, atacadistas, para que seja viável conhecer pessoalmente tais fornecedores. Após a visita e a coleta desses dados, é recomendado que você coloque as informações em planilhas, a fim de analisar o custo-benefício de cada fornecedor e verificar a viabilidade do negócio. Dentre outras coisas, procure por preço bom, qualidade de matéria-prima, formas de pagamento e prazo de entrega. As formas de pagamento são essenciais para você saber como será o fluxo de caixa da sua loja. Já o prazo de entrega das mercadorias é importante para  que você consiga programar a entrada de novidades na sua loja no momento certo, sem correr o risco de perder datas importantes para o comércio, como Dia das Mães e Natal.

A terceira dica pode parecer um pouco óbvia, mas acontece com a maioria das pessoas que pensam em abrir um negócio. A questão do espaço físico. Não é necessário que você já inicie seu empreendimento com uma loja física. Você pode começar pelo on-line, já que com um espaço você teria custos imensos, logo no início. Por isso, a sugestão é você optar pela venda on-line. Existem plataformas para pequenos empreendedores que desejam abrir seu próprio e-commerce, com um custo baixo e grande visibilidade. Dessa forma, é muito mais fácil começar o seu negócio. 

A próxima dica é: crie um plano de negócios. Organize todos os seus custos, investimentos, ganhos, entradas e saídas de caixa. Muitas pessoas acabam perdendo dinheiro por não conhecerem os seus números, não conhecerem as suas finanças e não se organizarem com isso. Então, faça uma planilha no Excel e mantenha tudo organizado, com todos os seus custos e os seus gastos planejados. 

E por último, mas não menos importante, não espere você ter um valor absurdo para começar o seu negócio. Não importa se você tem o melhor celular, a melhor câmera, o melhor cenário. Comece. Dedicação, comprometimento com a empresa, paciência, persistência, organização e dedicação são essas qualidades que você precisa para começar o seu negócio. E lembre-se que dinheiro não é o fator determinante para o sucesso de um negócio. 

Abrir uma loja de roupas pode ser uma empreitada empolgante, mas que requer planejamento cuidadoso. No geral, é importante definir qual será o público-alvo da loja e quais serão os produtos oferecidos. É fundamental fazer uma pesquisa de mercado para entender a concorrência e identificar oportunidades de diferenciação. Além disso, no caso da loja física, é necessário escolher um local estratégico para a loja e considerar os custos envolvidos com aluguel, estoque, funcionários, entre outros. Mas, pense em começar de forma on-line, para reduzir seus custos iniciais. Uma vez que esses pontos estejam definidos, é necessário elaborar um plano de negócios detalhado, que inclua projeções financeiras e estratégias de marketing. Com dedicação, comprometimento e atenção aos detalhes, é possível abrir uma loja de roupas de sucesso e conquistar o público-alvo.

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