Como se organizar para abrir um negócio com poucos recursos? Quais dicas são essenciais para obter sucesso na sua loja?

Abrir uma loja de roupas pode ser um sonho para muitas pessoas, mas também pode apresentar uma série de desafios e dificuldades. A concorrência no mercado de moda é acirrada, o que pode tornar difícil destacar-se e atrair clientes. Além disso, é preciso investir em um bom estoque de produtos, o que pode demandar um alto investimento financeiro. Outras questões a serem consideradas são a escolha do ponto comercial, a contratação de funcionários, o cumprimento de normas regulatórias e a gestão financeira do negócio. É importante estar preparado para enfrentar essas dificuldades e buscar conhecimento e orientação antes de abrir uma loja de roupas.
Por isso, selecionamos algumas dicas básicas, inspiradas pelo conteúdo da empreendedora Joyce Dinalli, para que você possa se organizar e abrir o seu próprio negócio.
A primeira dica que você deve se ater é: escolha o estilo de roupa que você quer vender. No começo, pode parecer muito difícil fazer isso, já que você ainda não conhece seu público. No entanto, é recomendado que você escolha um nicho para não acabar comprando mercadorias que não combinam entre si, fazendo com que você gaste além do que precisa, e ainda gere um acúmulo no seu estoque.
Uma ideia legal é começar vendendo aquilo que você tem mais familiaridade, que acredita que vai ter mais clientes, e conseguir fornecedores com mais facilidade. Vender algo que você conhece e entende torna-se uma tarefa muito mais simples e fluida. Lembrando que é importante saber se existe demanda para aquele produto que você deseja vender.
Uma forma muito simples de compreender o que as pessoas estão buscando, é usar a ferramenta do Google Trend. Lá, é possível colocar o termo que você deseja e descobrir o quão pesquisada é aquela tendência ou produto. Então, por exemplo, você busca por “roupa de academia” e irá aparecer quantas pessoas aproximadamente estão buscando por isso na internet. Com isso, é possível ver quando terá um pico de procura por aquele produto que você está pensando em trabalhar.
A segunda dica é sobre fornecedores. Antes de escolher, é importante que você realize uma busca detalhada na internet, procurando no Google, no Instagram, no Facebook por fornecedores que vendem o tipo de produto que você deseja.
É interessante que você visite centros comerciais famosos, atacadistas, para que seja viável conhecer pessoalmente tais fornecedores. Após a visita e a coleta desses dados, é recomendado que você coloque as informações em planilhas, a fim de analisar o custo-benefício de cada fornecedor e verificar a viabilidade do negócio. Dentre outras coisas, procure por preço bom, qualidade de matéria-prima, formas de pagamento e prazo de entrega. As formas de pagamento são essenciais para você saber como será o fluxo de caixa da sua loja. Já o prazo de entrega das mercadorias é importante para que você consiga programar a entrada de novidades na sua loja no momento certo, sem correr o risco de perder datas importantes para o comércio, como Dia das Mães e Natal.
A terceira dica pode parecer um pouco óbvia, mas acontece com a maioria das pessoas que pensam em abrir um negócio. A questão do espaço físico. Não é necessário que você já inicie seu empreendimento com uma loja física. Você pode começar pelo on-line, já que com um espaço você teria custos imensos, logo no início. Por isso, a sugestão é você optar pela venda on-line. Existem plataformas para pequenos empreendedores que desejam abrir seu próprio e-commerce, com um custo baixo e grande visibilidade. Dessa forma, é muito mais fácil começar o seu negócio.
A próxima dica é: crie um plano de negócios. Organize todos os seus custos, investimentos, ganhos, entradas e saídas de caixa. Muitas pessoas acabam perdendo dinheiro por não conhecerem os seus números, não conhecerem as suas finanças e não se organizarem com isso. Então, faça uma planilha no Excel e mantenha tudo organizado, com todos os seus custos e os seus gastos planejados.
E por último, mas não menos importante, não espere você ter um valor absurdo para começar o seu negócio. Não importa se você tem o melhor celular, a melhor câmera, o melhor cenário. Comece. Dedicação, comprometimento com a empresa, paciência, persistência, organização e dedicação são essas qualidades que você precisa para começar o seu negócio. E lembre-se que dinheiro não é o fator determinante para o sucesso de um negócio.
Abrir uma loja de roupas pode ser uma empreitada empolgante, mas que requer planejamento cuidadoso. No geral, é importante definir qual será o público-alvo da loja e quais serão os produtos oferecidos. É fundamental fazer uma pesquisa de mercado para entender a concorrência e identificar oportunidades de diferenciação. Além disso, no caso da loja física, é necessário escolher um local estratégico para a loja e considerar os custos envolvidos com aluguel, estoque, funcionários, entre outros. Mas, pense em começar de forma on-line, para reduzir seus custos iniciais. Uma vez que esses pontos estejam definidos, é necessário elaborar um plano de negócios detalhado, que inclua projeções financeiras e estratégias de marketing. Com dedicação, comprometimento e atenção aos detalhes, é possível abrir uma loja de roupas de sucesso e conquistar o público-alvo.
Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:
Curso Criatividade
Criatividade e sucesso nos negócios! O passo a passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos.
Curso Varejo de moda: o ponto de venda como experiência
Como ter uma loja de roupas, sapatos e acessórios atrativa? Aprenda nesse curso a organizar os produtos, a vitrine, os provadores e o caminho visual do cliente.
O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
Foi um prazer te ajudar :)