O que você precisa saber para captar investimento para a sua startup .
Uma startup surge de um problema que se transforma numa solução de mercado. Geralmente, um grupo de pessoas reúne-se para buscar estas soluções e empreender. O investimento inicial pode vir do próprio bolso destes sócios, mas, às vezes, não é suficiente. Para conseguir um empréstimo, toda empresa precisa comprovar sua capacidade de assumir determinada dívida. Entretanto, o investimento inicial de algumas empresas pode superar esta conta. Por isso, para viabilizar a captação de recursos, as startups buscam investidores para crescer de forma mais rápida.
Para conseguir convencer os investidores que a startup está pronta para receber este aporte financeiro, primeiro, é fundamental demonstrar que de fato a solução de mercado é comercialmente interessante, ou seja, que o mercado está disposto a pagar por aquela ideia. Além disso, é necessário evidenciar que a equipe tem funções complementares e tem capacidade para executar bem o plano de aplicação dos recursos.
Para te ajudar a buscar um investidor, separamos algumas dicas inspiradas no post do Sebrae São Paulo. Faça este check list antes de iniciar a sua busca.
Saiba onde o seu negócio está
Existem investidores diferentes para cada estágio em que a sua empresa está. Por isso, primeiro, você precisa saber exatamente em que momento o seu negócio se encontra. Para, então, procurar aqueles investidores compatíveis com a realidade atual da sua empresa.
Tem investidores que preferem investir quando a empresa já está no estágio de crescimento, já tem uma receita. Mas para outros, a fase de ideia, com plano de negócios bem montadinho, já é o suficiente. Uma pesquisa na internet sobre investidores potenciais para o seu tipo de negócio é um bom começo. Mande um e-mail apresentando-se. Alguns investidores já têm até modelos de cadastro no próprio site. Outros pedem um sumário executivo do negócio. Então, esteja preparado para passar todas as informações.
Participe de eventos
Alguns eventos costumam reunir empreendedores e investidores. Pesquise, vá atrás de uma rede de contatos que realmente possa te ajudar.
Não queira só dinheiro
Não aborde seu investidor com o objetivo de ir atrás apenas do dinheiro, isso é um erro. A ideia do investimento é agregar valor e ajudar o empreendedor a ter sucesso. Inclusive, a usar da experiência que o investidor tem para evitar que a sua empresa cometa os mesmos erros que, às vezes, ele próprio cometeu no passado.
Procure orientação
Um caminho para quem ainda está na fase de idealizar a sua startup é procurar um investidor para pedir orientação e feedback sobre a viabilidade do seu negócio e verificar se ele realmente tem futuro.
Mostre inovação e execução
Mostre para o investidor a sua capacidade de fazer o novo, de executar e também de pivotar. Não sabe o que é isso? Na linguagem do dicionário das startups é mudar o seu negócio em alguns casos.
Saiba tudo sobre o seu negócio e o mercado
Faça também projeções financeiras do seu negócio. Qual é a previsão de receita, o custo para aquisição de clientes, quais os números do mercado em que você quer atuar? Mostre também para o seu investidor qual é o ponto de equilíbrio da sua empresa: quando é que o prejuízo vai ser zerado e as receitas vão realmente pagar todos os custos e despesas. O seu investidor vai fazer questão de saber todas essas informações. Por isso, prepare-se muito, saiba tudo na ponta da língua sobre o seu negócio e também sobre o mercado em que você vai atuar. Segurança e conhecimento são as principais ferramentas para conseguir convencer qualquer um de que o seu negócio realmente vale a pena.
Planejar com cuidado sua apresentação direciona a busca por investidores. Ademais, “a primeira impressão é a que fica”. Se você precisar de ajuda, procure o Sebrae!
Foi um prazer te ajudar :)