Não importa o tamanho da empresa, é preciso cuidar da gestão financeira para a saúde do negócio. Digitalizar o setor financeiro é um dos passos a tomar.

Precisamos falar de digitalização nas empresas. Na série de artigos “Como Digitalizar”, vamos tratar da digitalização do setor financeiro. Seja qual for o tamanho do negócio, a gestão financeira é de fundamental importância para um empreendimento já consolidado ou mesmo para uma empresa em vias de ser aberta. Há quem considere a digitalização da gestão das finanças uma das primeiras estratégias para assegurar que a empresa fique protegida de contratempos.
Como é um conjunto de ações para cuidar dos recursos financeiros, nada mais natural que a gestão financeira conte com a otimização dos processos, com a eliminação do trabalho manual repetitivo e com a maior eficiência traduzindo-se em maior produtividade e, por consequência, em mais lucros.
Para qualquer tamanho de empresa, ser competitivo no mercado é ter os processos internos organizados. Para as micro e pequenas empresas, contar com a digitalização é ter um diferencial de competitividade em mãos e sair na frente de concorrentes ainda analógicos.
Os benefícios da digitalização na gestão financeira?
- Agilidade e praticidade
- Aumento da produtividade
- Eliminação de erros manuais
- Mais competitividade
- Maior segurança na obtenção de dados corretos
- Redução de custos
Lembrando que a digitalização na gestão financeira não espera substituir o trabalho humano e sim facilitar a execução de algumas tarefas.
Digitalização em tempos de pandemia
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o primeiro ano da pandemia de Covid-19 no Brasil (2020) gerou recorde de demissões e fechamento de empresas comerciais. Mais de 400 mil empregos foram perdidos e mais de 100 mil empresas encerraram suas atividades. Em 2020, o País tinha um total de 1,3 milhão de empresas, uma redução de 7,4% em relação a 2019, totalizando 106,6 mil estabelecimentos a menos.
Outro fator marcante da pandemia do Coronavírus é que ela acabou acelerando o processo de digitalização das empresas. Segundo membros da Emerging Multinationals Research Network (EMRN), rede internacional de pesquisadores, a pandemia acelerou a digitalização das empresas em 10 anos. Com as restrições de circulação, a concentração de serviços na internet, a transformação dos canais de venda presenciais em digitais e a necessidade do trabalho remoto no home office foram responsáveis por essa aceleração.
Como digitalizar a gestão financeira
O primeiro passo para digitalizar a gestão financeira da empresa é verificar quais processos dentro do setor financeiro realmente precisam ser automatizados. Também é preciso envolver toda a gestão para avaliar a integração de todos os processos. A padronização dos processos agiliza e facilita a implementação das ferramentas digitais. Com os outros setores envolvidos e integrados, tem-se a certeza de receber dados confiáveis.
Antes de investir em softwares de gestão financeira, é preciso estar ciente de que as ferramentas digitais precisam se comunicar em toda a gestão; assim como a comunicação interna dos setores da empresa também deve estar sempre alinhada. Isso porque um software sozinho, por melhor que seja, não melhora a empresa. Todos os colaboradores e setores precisam estar envolvidos na transformação digital.
Para saber mais com Sebrae
Precisa de mais dicas sobre como cuidar da saúde financeira da sua empresa? O Sebrae disponibiliza gratuitamente um e-book sobre Gestão Financeira. Tem também as 6 estratégias para organizar o planejamento financeiro da sua empresa.
Foi um prazer te ajudar :)