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Organização | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Como encontrar fornecedores para dropshipping

Escolher bem o fornecedor é uma etapa importante do dropshipping: ele é responsável pelo processo logístico que faz a encomenda chegar ao consumidor final.

· 18/11/2022 · Atualizado em 22/03/2023
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O dropshipping internacional é uma modalidade de negócio que engloba três partes: vendedor, comprador e fornecedor. Tratando-se de loja física ou e-commerce, o intermediário entre essas partes é o vendedor. Por isso, a escolha do fornecedor é uma etapa importante do negócio. Neste tipo de logística, a intermediação das vendas dos produtos de um fornecedor estrangeiro é feita por um lojista on-line, que se responsabiliza por todo atendimento ao cliente, mas não controla o estoque.

Um fornecedor de dropshipping é responsável pelo processo logístico que faz a encomenda chegar ao consumidor final. Já a loja virtual precisa expor os produtos, cuidar do relacionamento com os clientes e encontrar um provedor que arque com parte do frete.

É recomendado que os fornecedores escolhidos disponham de quantidade, gestão de pedidos, status sincronizado, monitoramento de preços, atualização do estoque, rastreabilidade de entrega, além da existência de centrais de distribuição no continente do vendedor, no caso de produtos importados. Este é um diferencial que promove redução de tempo e de custo das remessas.

É preciso ter atenção, ainda, às possíveis taxas de adesão cobradas pelo fornecedor. Entender a que essas taxas se referem e se serão mensais ou únicas. Este é um aspecto que afeta a estrutura de custos e o preço final do produto ao consumidor. No dropshipping, o lojista tem acesso aos produtos com o preço de fábrica e a vinculação de taxas ao processo pode invalidar essa vantagem do modelo de negócio.

O lojista também deve considerar não depender de um único fornecedor. No comércio eletrônico, a variedade de produtos e preços pode ser o diferencial competitivo, já que a pesquisa entre os sites de venda é uma característica importante deste perfil de consumidores.

Quanto à estrutura de responsabilidades, o vendedor pode gerenciar direto com os fornecedores o faturamento, envio do produto e nota fiscal ou contar com plataformas de monitoramento. 

Quando o lojista opta pela plataforma, ele não precisa se preocupar em ter o capital necessário para pagar o fornecedor e liberar o produto para entrega, mas essa facilidade tem um custo que também deverá compor o preço final. 

De qualquer maneira, o controle precisa ser feito pela loja, para que as vendas sejam constantes. 

Como escolher um fornecedor de dropshipping

Depois de escolher um segmento, o lojista de dropshipping deve considerar diferentes tipos de empresas para prover mercadorias para sua loja. Cabe ao empreendedor confirmar se cada uma delas é capaz de fazer a entrega direto aos seus consumidores.

Entre os tipos de fornecedores estão:

  • Fabricantes - Você consegue aproveitar os preços de fábrica para cada artigo, mas vale ficar atento às quantidades. Muitas vezes, os fabricantes até fazem dropshipping, mas exigem um determinado volume de vendas, que podem ser inviáveis para pequenos empreendedores.
  • Distribuidores e atacadistas - São empresas que compram em grandes quantidades dos fabricantes, ou fazem a importação de produtos e revendem aos lojistas. 
  • Fornecedores especializados - Já têm esse modelo de envio aos consumidores finais bem estabelecido.
  • Plataformas - Conectam diversos fornecedores de dropshipping com os e-commerces. 

Depois de conhecer seus possíveis fornecedores de dropshipping, o lojista pode seguir estas dicas para escolher o que mais se adequa ao seu negócio:

  1. Faça buscas direcionadas na internet: pesquise por termos como “fornecedor” e “dropshipping” + seu segmento para encontrar opções.
  2. Pesquise em fóruns: olhe também em grupos no Facebook e no LinkedIn. Muitas vezes, tópicos relacionados ao dropshipping podem ter boas dicas de fornecedores.
  3. Observe os processos logísticos: lembre-se de que esse é um ponto fundamental, pois esses negócios cuidarão da entrega ao cliente final. E, se um produto não chegar ou atrasar, você é quem precisará solucionar o problema do consumidor.
  4. Faça contato: mesmo que as informações sobre logística estejam esclarecidas, é importante entrar em contato com seu potencial fornecedor. Faça perguntas específicas sobre as mercadorias e o processo de envio. 
  5. Peça amostras dos produtos: além de confirmar se o fornecedor é confiável, conferir a qualidade dos produtos é imprescindível. Afinal, você precisa conhecer o que está oferecendo aos seus clientes.
  6. Confira se não há taxas: existem alguns fornecedores de dropshipping, especialmente as plataformas especializadas, que cobram uma taxa. Esse valor pode ser único ou mensal.

É importante destacar que a escolha e manutenção dos fornecedores se traduz na capacidade de manter a margem de lucro para que o dropshipping seja um negócio de sucesso.

Se interessou pelo tema e deseja empreender nesta modalidade de negócio? O Sebrae traz mais dicas sobre dropshipping nestes artigos: Entenda os aspectos legais do dropshipping internacional e Dropshipping é um excelente negócio para quem tem perfil empreendedor.

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