Após estruturar a empresa, uma das partes decisivas para a prosperidade do negócio é a escolha acertada dos fornecedores.

Bons fornecedores são como bons funcionários – devem ser vistos como investimento, não como custos. A excelência no produto ou serviço de uma empresa depende muito da qualidade dos fornecedores que escolhe, o que leva alguns empreendedores a pensarem neles quase como parceiros ou sócios.
Escolher um fornecedor apenas pelo quesito preço, pode ser um grande erro do empreendedor, pois poderá impactar na qualidade dos produtos/serviços que oferece e, consequentemente, na sua reputação de mercado e fidelização de clientes.
Critérios para a escolha de fornecedores
Um dos problemas quando o assunto são fornecedores para pequenos negócios não é a falta de opções ou mesmo a baixa qualidade da maioria, mas sim que alguns desses empreendedores não sabem que tipo de fornecedores necessitam.
Mas, partindo do ponto que a empresa sabe os fornecedores dos quais necessita, é interessante ter alguns critérios para a escolha dos melhores parceiros:
-
Bons preços
O preço não deve ser o seu único critério para escolher um fornecedor, mas ele pode ser uma espécie de termômetro. Por que um fornecedor é barato e outro é caro? Ao comparar o que eles oferecem com base no preço, pode chegar à conclusão de que não precisa pagar mais, já que as vantagens que têm em troca não se aplicam à uma PME, por exemplo.
-
Prazos
O prazo de entrega é um ponto decisivo na hora da escolha dos fornecedores. O seu parceiro precisa passar segurança que as compras vão chegar no prazo combinado. Para que isso aconteça, converse sobre sua expectativa, qual o prazo máximo para cada entrega, como ocorrerá o fluxo de implantação e quais etapas serão necessárias. Assim, você terá ciência do que acontecerá, quando acontecerá e como acontecerá, sem surpresas para você ou para o fornecedor.
-
Experiência com PMEs
Qual a experiência daquele fornecedor no atendimento da PMEs? Ele está acostumado às necessidades desse tipo de negócio? O serviço que oferece é para uma empresa do tamanho da sua? Do seu setor de atuação? Ele faz exigência de uma quantidade ou um valor mínimo para realizar a entrega sem cobrança adicional?
Analisar isso te mostrará o quanto esse potencial fornecedor se esforça para ter clientes com o seu perfil, como também o nível de envolvimento dele com o objetivo de entregar valor para a sua empresa.
-
Flexibilidade
Todos os dias podemos enfrentar mudanças, que podem ser leves, como a saída de um colaborador para a chegada de um novo, ou grandes, como uma crise política ou econômica. Da mesma forma que a sua empresa muda, suas metas e processos também podem mudar, por isso, seu fornecedor precisa estar ao seu lado para acompanhar essas mudanças e auxiliar no que for preciso. Assim, a flexibilidade será primordial na escolha do seu novo fornecedor, uma vez que ele deve ser maleável e entender o momento da sua empresa.
-
Qualidade no transporte e entrega
Talvez o produto que pretende vender seja frágil, ou mesmo raro. Imagine os prejuízos que uma transportadora descuidada pode gerar. A qualidade do serviço do fornecedor, incluindo transporte do produto, armazenamento e manuseio, estão muito relacionados com os prazos. Não adianta entregar rápido, mas também entregar nas melhores condições.
-
Alinhamento com os princípios da sua empresa
Não é à toa que alguns empreendedores pensam nos seus fornecedores quase como parceiros. Uma boa parceria de negócio deve se dar entre empresas que possuam princípios e valores semelhantes. Converse com o gestor responsável pela empresa que pretende contratar e leve muito a sério o seu nível de empatia e afinidade profissional com ele.
-
Pós-venda
O fechamento de um negócio é apenas o início do processo. O sucesso realmente vem no relacionamento, no diálogo, na parceria entre cliente e fornecedor, na prestação do serviço e em um pós-venda realmente qualificado.
-
Situação financeira
Escolher um parceiro de negócios em apuros financeiros pode ser um tanto arriscado. Para descobrir como andam as contas do seu possível fornecedor, vai precisar conversar um bocado com os seus colegas da área, mas a pesquisa vai valer a pena.
Depois de tudo isso, ainda temos uma dica de ouro para você: Não dependa apenas de um fornecedor.
Por melhor que seja o fornecedor escolhido, por mais que seja de confiança, podem sempre ocorrer imprevistos e problemas, motivo pelo qual as compras não se devem focar a 100% numa empresa fornecedora, apenas. Ter um plano B evita problemas, caso o fornecedor interrompa o contrato inesperadamente, ou não consiga entregar o produto no prazo estipulado. A sua empresa tem um compromisso com os seus clientes, que também exigem que as suas compras sejam entregues na data definida.
Após analisar todos esses tópicos, com certeza você estará mais apto a fazer boas escolhas na hora de fechar uma parceria de sucesso!
Mas, se precisar do Sebrae, procure o balcão de atendimento do seu estado.
Saiba mais
Pode começar fazendo alguns cursos do Sebrae:
Foi um prazer te ajudar :)