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Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Como evitar fraudes em sua empresa?

Conheça os tipos mais comuns de fraudes e como evitar que elas atinjam o seu negócio

· 06/09/2022 · Atualizado em 06/09/2022
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Saber como evitar fraudes numa organização requer comprometimento e atenção de toda a empresa. Atos fraudulentos podem causar prejuízos inesperados, desorganização, baixa entrega nos resultados e, em casos mais graves, até o fechamento do negócio. 

A grande dificuldade, especialmente nas pequenas e médias organizações, é se organizar para cobrir todos os pontos e as possíveis falhas. Por isso, é preciso obter conhecimento sobre os principais riscos e atenção aos detalhes para evitar que eles causem estragos.

Para ajudar você, o Sebrae NA, em parceria com o Serasa, vai mostrar um passo a passo completo para evitar esse tipo de problema. Confira!

O que é fraude?

De forma resumida, podemos definir fraude como toda ação ou omissão — intencional ou não — com o objetivo de lesar alguém ou determinada instituição financeiramente. Esse tipo de ato é crime e pode trazer prejuízos para terceiros e ganhos financeiros ilícitos para as pessoas de má-fé que o praticam. As fraudes prejudicam não só grandes, mas, também, pequenas e médias empresas. Elas causam danos à saúde financeira do negócio, impactam a reputação e criam um clima de insegurança no ambiente organizacional.

Existem muitos tipos de fraudes, e, devido à falta de atenção e conhecimento prévio sobre o assunto, a empresa pode se tornar “presa fácil” para pessoas malintencionadas que, muitas vezes, trabalham lá. Quebrar a política de reembolso ou levar para casa um item do escritório são exemplos de ações que passam despercebidas. 

Como evitar fraudes nas empresas? 

A empresa e seus dirigentes são os principais responsáveis por identificar e prevenir atos ilegais e erros no ambiente interno. Isso requer bom conhecimento dos aspectos, processos e fluxos internos, bem como organização, ética e atenção aos detalhes. Além disso, todos os colaboradores devem ser inseridos nesse processo de vigilância.

Toda instituição precisa de mecanismos de proteção contra fraudes internas, independentemente do porte e do segmento. A seguir, você poderá conferir um passo a passo sobre como evitar fraudes dentro da sua empresa:

Conheça os procedimentos que envolvem dinheiro

O primeiro passo é conhecer a fundo todos os procedimentos da sua empresa e monitorá-los, principalmente aqueles que envolvem dinheiro. Para isso, uma boa dica é criar documentos de acompanhamento, manuais, políticas internas, checklists. Ademais, é necessário solicitar relatórios frequentes dos diferentes setores. 

Monte uma equipe de confiança 

Uma estratégia adequada de recrutamento e treinamento é um bom ponto de partida. Busque talentos com perfis compatíveis com os valores da sua empresa, treine e instrua os colaboradores sobre aspectos legais e éticos dos processos e do mercado no qual a sua empresa está inserida. Outro ponto importante: abra espaço para que qualquer atividade ilícita possa ser denunciada, até mesmo contra cargos mais altos.

Acompanhe todos os relatórios

Muitas fraudes podem ser identificadas por meio de relatórios, basta que, para isso, sejam analisadas. Por exemplo, o relatório mensal de valores reembolsados durante uma viagem discrepante pode indicar que algo não está certo. Fique de olho, também, nos indicadores financeiros. A partir deles, dá para saber se existe algo errado ou estranho, passível de ser investigado.

Conte com a tecnologia

Além de ajudar na gestão financeira da empresa, a tecnologia também é indispensável na prevenção de fraudes. O uso inteligente dela pode ajudar a monitorar os processos e as operações de uma gestão antifraude. Atualmente existem diversos sistemas, específicos ou não, plataformas e ferramentas digitais para fazer isso de forma simples, prática e eficaz.

Verifique as referências de fornecedores e parceiros

Assim como você deve prezar por buscar bons colaboradores, também precisa ter o mesmo zelo em relação a fornecedores. Busque empresas confiáveis para parcerias de negócio. Uma boa dica é realizar consulta do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do futuro parceiro. Por meio dessa ferramenta, é possível saber se a empresa está ativa, ou não, bem como verificar a existência de pendências e protestos contra ela. 

Crie políticas de segurança da informação

A confiabilidade e a segurança dos dados que transitam dentro da empresa são de extrema importância. O vazamento de tais informações, de forma intencional ou não, pode abrir margens para diversos golpes e fraudes, assim como colocar clientes, colaboradores e parceiros em risco.

Por isso, crie diretrizes claras e rigorosas de proteção e controle de dados. 

Saiba mais 

Neste artigo, você aprendeu o que pode ser considerado fraude, as consequências delas e como proteger sua organização por meio de uma boa gestão. Para saber mais, o Sebrae NA e o Serasa prepararam outros materiais que podem ajudar você a se aprofundar nesse assunto. Confira: 

Vídeo: Pix e fraudes: como prevenir?

Artigo: Fraude em documentos: como proteger a sua empresa?


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