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Mon Jan 09 22:16:10 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Como evitar um ambiente de trabalho tóxico na sua empresa

O ambiente tóxico acarreta prejuízos para os profissionais e para os negócios.

· Atualizado em 09/01/2023
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Um ambiente de trabalho tóxico é aquele que causa um impacto negativo na vida dos colaboradores, afetando o profissional e o pessoal. Uma pesquisa realizada pela Society for Human Resource Management, associação profissional de membros de recursos humanos da Virgínia, nos Estados Unidos, revelou que três em cada 10 trabalhadores afirmam que a cultura da empresa os deixa irritados também em suas casas.

O ambiente negativo pode gerar uma série de consequências para os funcionários como estresse, ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout. Os trabalhadores começam a considerar difícil e até mesmo inalcançável a progressão das suas carreiras, por conta das situações e do ambiente negativo constituído na cultura da empresa.

Reconhecer um ambiente tóxico nem sempre é fácil, mas algumas características são inerentes a ele, como: 

Comunicação ruim

Geralmente, em um ambiente tóxico, a comunicação é confusa, passiva e agressiva. Há falta de escuta dos líderes e não existe feedback sobre o trabalho dos colaboradores. 

Competição generalizada

Pode ser percebida pela falta de cooperação entre os colaboradores e liderança. Algumas empresas estimulam a competição entre os funcionários, acreditando ser um ganho. No entanto, isso pode ser nocivo para os resultados do negócio. Prejudicar um colega de trabalho pode gerar perdas para os negócios. 

Lideranças negativas

A postura do líder é marcada pela omissão em alguns casos. Também há líderes autoritários que estimulam as intrigas e a competição no ambiente de trabalho. 

Jogo de poder

Quando são instituídos privilégios e formas de tratamento diferentes entre os colaboradores. Isso pode interferir na confiança entre a equipe. 

Problemas de relacionamento e falta de engajamento

No ambiente tóxico, existem fofocas, desentendimentos, preconceitos e intolerância. Isso gera consequências ao bem-estar das pessoas e impede o engajamento da equipe.

Alta rotatividade

A rotatividade é uma marca registrada em um ambiente tóxico. A empresa acaba perdendo e não atraindo talentos, porque ninguém deseja trabalhar em um ambiente ruim. 

Assim, as consequências de um ambiente tóxico são:

  • Perda de produtividade;
  • Desmotivação de funcionários;
  • Problemas de saúde;
  • Perda de confiança na empresa;
  • Impacto sobre a imagem da empresa;
  • Custos adicionais por conta da rotatividade de colaboradores;
  • Impacto no resultado dos negócios.

O que as empresas podem fazer?

O caso do CEO Bob Chapman, da empresa Hayssen Sandiacre, é um exemplo. Ele está descrito no livro “Líderes se servem por último — como construir equipes seguras e confiantes” de Simon Sinek.

Quando assumiu o cargo, a organização passava por dificuldades financeiras e uma crise organizacional. Sua atitude foi ouvir os colaboradores. Essa prática simples é uma das dicas para criar-se um ambiente de trabalho saudável. 

Um colaborador comentou com Chapman que existia diferença no tratamento entre as pessoas que trabalhavam na área administrativa e as que trabalhavam na fábrica. Enquanto a equipe do administrativo tinha autonomia, o grupo da fábrica precisava executar comandos. E isso fazia com que esses funcionários pensassem que a empresa não confiava neles.

Com essa informação, Chapman decidiu priorizar o desenvolvimento da confiança. Algumas mudanças foram feitas na empresa, como a liberação do depósito, que, até então, era fechado com grade e cadeado. 

A política de portas abertas também foi implantada, e os colaboradores puderam visitar qualquer parte da empresa. Segundo Chapman, para conquistar confiança é preciso demonstrá-la. Com empatia, logo a empresa passou a se parecer com uma família, com colaboradores se sentindo valorizados e cuidando uns dos outros.

Com essas mudanças, o faturamento da empresa subiu de US$ 55 milhões para US$ 95 milhões. As máquinas passaram a quebrar menos, e houve menos paralisações na fábrica. Resultado: o ambiente de trabalho saudável melhorou o desempenho dos profissionais e aumentou a produtividade da empresa.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

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