Se o assunto é crescimento e expansão, mesmo assim dá para fazer o negócio crescer com o orçamento apertado

Para muitos empreendedores, fazer a empresa crescer significa abrir uma nova filial ou aumentar as vendas consideravelmente. Esta é, no entanto, uma das possibilidades do crescimento, mas, há pequenas ações sem custos altos que podem trazer um resultado muito bom a longo prazo.
Quais os ingredientes para isso? Criatividade e tempo.
A base deste tipo de crescimento é conhecer bem o que o cliente quer e fazer uma empresa sob demanda para o mercado. Separamos algumas dicas para fazer o seu negócio crescer sem precisar de grandes orçamentos.
1 - Desenvolver o cliente
Quando a empresa sabe exatamente o que o cliente espera do seu produto ou serviço, fica bem mais fácil ter um elevado nível de satisfação. Ainda que a empresa já esteja estabelecida, realizar pesquisas informais com os consumidores para saber como eles enxergam a marca e o que esperam dos produtos oferecidos, faz toda a diferença para o negócio. A lógica é: aprender com o cliente e depois escalar no mercado.
2 - Usar a internet
É fácil, acessível, cheia de recursos e pessoas para usar. A internet é hoje a principal mídia para as pequenas empresas que querem aparecer. Invista em um site e nas redes sociais. Faça um conteúdo que esteja alinhado com a audiência, crie uma comunidade que fale do seu produto ou serviço e verá o poder da multiplicação digital.
3 - Criar a rede
Uma das maneiras de fazer o negócio crescer sem colocar a mão no bolso é incentivar a inovação dentro da equipe. Com isso, a empresa gasta menos do que criando um departamento de pesquisa e desenvolvimento ou contratando uma empresa especializada. A co-colaboração também auxilia muito nesta etapa. Ter um processo de co-colaboração entre clientes, fornecedores, parceiros e funcionários, pode ser uma alternativa muito interessante.
4 - Um pouco mais que networking
Participar de eventos, trocar cartões e fazer contatos, são atitudes mínimas que um empreendedor deve ter, mas nem sempre trazem resultados efetivos. O segredo está em levar o negócio para todos os lugares, até onde parece que não faz sentido. Quem pratica um esporte, pode falar sobre a empresa com os colegas de jogo. Para quem tem filhos pequenos, aproveitar o contato com os pais dos colegas na porta do colégio também pode trazer surpresas agradáveis para o negócio.
5 - O poder das parcerias
A palavra parceria perdeu um pouco seu real significado no mundo corporativo. Mas, quando levada a sério, pode ser uma ótima forma de aumentar as vendas da sua empresa. Identifique pessoas que façam melhor parte do trabalho da sua empresa, proponha uma parceria e ganhe em agilidade, qualidade e lucratividade.
6 - Encontre o seu diferencial
O que a sua empresa tem e as outras não têm? Qual o seu diferencial? Para que a empresa cresça, é interessante oferecer algo diferente, que te faça sobressair entre as concorrentes. Pode ser: atendimento, produtos e serviços exclusivos, status, tecnologia superior, etc.
Encontrar um diferencial é primeiro passo estratégico para as empresas que querem expandir os negócios.
7 - Sem medo da concorrência
Quem quer crescer, não pode se deixar intimidar pela concorrência. É preciso saber quem são seus concorrentes e procurar ser melhor que eles. Agregar valor ao negócio, descobrir os pontos fracos da concorrência e construir a vantagem competitiva da sua empresa.
8 - Equilibre as finanças da sua empresa
Mas, para crescer, pode ser preciso investir. Por isso, é fundamental fazer os devidos ajustes entre as despesas e as receitas. Mantenha-se atento aos prazos de pagamentos e recebimentos.
Essas ações serão fundamentais caso precise recorrer a bancos ou outras instituições de crédito.
O Sebrae possui vários materiais e cursos que podem lhe ajudar nesse processo:
Se quiser conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.
Fonte: https://digital.sebraers.com.br/blog/como-expandir-sua-empresa-mesmo-com-pouco-capital/
Foi um prazer te ajudar :)