this is an h1

this is an h2

Sun Mar 26 18:20:51 BRT 2023
Leis | DEVERES E OBRIGAÇÕES
Como fazer o descarte correto de resíduos em salões de beleza

Estabelecimentos e profissionais de salões de beleza devem seguir as regras da Anvisa para descartar resíduos e evitar a contaminação do meio ambiente.

· 07/11/2022 · Atualizado em 26/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Cada vez mais, a preocupação com o meio ambiente está se tornando um assunto urgente do dia a dia, deixando de ser apenas um debate acadêmico. Nesse aspecto, a destinação dos resíduos que produzimos em casa e no trabalho é uma das principais questões a serem enfrentadas. E os salões de beleza estão entre os estabelecimentos comerciais que mais produzem resíduos que, por serem tóxicos, devem ter uma destinação adequada.

Ter um bom plano de gestão dos resíduos é importante para que o seu salão de beleza seja visto como inovador, responsável, ético e transparente, contribuindo de forma significativa para o bem comum.

Os produtos mais utilizados nesses estabelecimentos, principalmente as tinturas e as substâncias para alisamento, costumam conter altos níveis de chumbo, arsênio, hidróxido de sódio, cromo e outros metais pesados e elementos químicos perigosos e danosos ao ambiente. Desse modo, os profissionais e o estabelecimento devem atuar de forma conjunta para promover o descarte adequado dos resíduos.

O descarte de materiais de salões de beleza é regulado por normas específicas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também por determinações das legislações federal, estaduais e municipais quanto à classificação, à separação e à coleta de materiais. 

A RDC 222/2018, da Anvisa, trata do gerenciamento de resíduos em serviços de saúde e assemelhados. Essa resolução traz, inclusive, a classificação dos diferentes resíduos gerados por um serviço, bem como todas as etapas do gerenciamento, desde a segregação até a disposição final.

A classificação dos salões de beleza é proveniente dos estabelecimentos de saúde e inclui quatro dos cinco grupos existentes: resíduos biológicos (luvas, gazes, cutículas e cabelos); resíduos químicos (cremes e óleos essenciais); resíduos comuns (sacos plásticos e frascos de produtos) e materiais perfurocortantes (lâminas de barbear e tubos capilares).

Dicas para fazer o descarte correto dos resíduos de um salão de beleza

  • Identifique o tipo de resíduo

Procure uma tabela ou faça sua própria lista de resíduos: químicos, biológicos, comuns e perfurocortantes. 

Os resíduos químicos englobam tanto os produtos utilizados quanto as embalagens que contenham toxinas. Mesmo que ela seja de plástico, por exemplo, o rótulo costuma conter elementos tóxicos em razão da tinta usada na impressão. Luvas e toucas também entram nessa categoria.

Os produtos biológicos dizem respeito a cabelos, lixas e afins. Já os produtos comuns são aqueles utilizados por clientes e funcionários no dia a dia (como papel, itens de plástico simples ou lixo orgânico). 

Por fim, os produtos perfurocortantes são tesouras, lâminas, palitos e demais materiais que podem perfurar ou causar cortes e arranhões.

  • Separe os materiais

Depois de identificar os tipos de resíduo, você deve separá-los de acordo com suas características e deixar cada grupo armazenado em recipientes diferentes e próprios para isso. Em geral, os resíduos químicos necessitam de um armazenamento especial: o ideal é que eles sejam armazenados de modo que não sejam tocados e não poluam o ambiente. Os resíduos biológicos não precisam de armazenamento especial. 

  • Faça o descarte de maneira adequada

A coleta seletiva é um processo de coleta de resíduos previamente separados de acordo com suas características. Dependendo da região, esse serviço demora muito para ser efetivado. Por isso, os cuidados com o armazenamento provisório dos resíduos são tão importantes.

Existem ainda alguns resíduos gerados em salões de beleza que são inutilizáveis ou precisam passar por processos específicos para que voltem à cadeia produtiva. Há ainda aqueles que precisam ser descartados sem prejudicar o meio ambiente. Desse modo, alguns salões de beleza costumam contratar empresas especializadas para coletar e fazer o descarte seletivo desses materiais.

Para saber mais sobre o trabalho em salões de beleza, o Sebrae oferece os manuais Orientações técnicas para serviços de beleza, estética e bem-estar sem responsabilidade médica e ESG e serviços de beleza. Eles ajudarão a entender melhor as particularidades desse tipo de negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza:
siga a comunidade Sebrae Beleza no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?