this is an h1

this is an h2

Tue Aug 30 09:40:18 BRT 2022
Finanças | ORÇAMENTO
Como gerenciar custos de materiais de construção

Sem controle adequado de gastos com insumos, não há como uma empresa ser bem-sucedida no setor. Conheça dicas para otimizar esse processo.

· Atualizado em 30/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma empresa saudável realiza controle rigoroso de seus gastos. E na construção civil, setor de custos elevados e forte concorrência, a diferença entre o sucesso e a falência está na atenção a cada detalhe. 

Como se sabe, antes que uma obra seja iniciada, é fundamental que se faça a compra dos materiais a serem utilizados na construção: insumos, equipamentos, entre outros. E é aí que você, empreendedor, deve começar o trabalho de gestão de compras para ser capaz de entregar serviços de qualidade e que deem lucro.

Confira, a seguir, dicas para otimizar a gestão dos materiais de construção.

Confie a um profissional

Faz toda a diferença contratar um profissional especializado nessa tarefa, o gestor de compras. Esse serviço se inicia logo depois da aprovação do orçamento da obra. Cabe, então, ao gestor de compras listar quais são os materiais e o total, os serviços e profissionais necessários e, a partir daí, começar o contato com os fornecedores de confiança, priorizando a compra em grandes quantidades, o que facilita conseguir descontos. 

O trabalho do gestor não acaba aí, ele deve estar presente no canteiro de obras para fiscalizar o uso dos materiais e diagnosticar se novas compras serão necessárias.

Controle de estoque

Também cabe ao gestor de compras acompanhar a logística de entregas. É preciso ficar de olho se haverá atrasos e, ainda, planejar como será a armazenagem. Toda empresa precisa dispor de galpão apropriado para guardar e conservar os produtos, protegendo-os da exposição ao sol, chuva e outros fatores que prejudiquem sua qualidade.

Saída de materiais

Estudos apontam que cerca de 30% do custo nos canteiros de obras está associado ao desperdício de materiais. Tijolos, argamassa e blocos da etapa de alvenaria estão entre os campeões do dinheiro jogado fora. Entre as maneiras de mitigar o problema está a fiscalização do trabalho no canteiro, ser assertivo na análise da quantidade de materiais necessários em cada etapa e investir em tecnologias como a RFID, as etiquetas de radiofrequência.

Evite compras não planejadas

Trabalhadores parados são sinônimo de prejuízo. E um dos maiores erros em uma construção é a falta de materiais. Por isso é tão importante a gestão correta, desde o orçamento. O controle de estoque deve estar atento ao que ocorre no canteiro de obras. Aposte em sistemas eletrônicos de entrada e saída e mantenha um relacionamento constante com os mestres de obra, gestores e engenheiros. As compras emergenciais costumam ser mais caras.

Considere o custo-benefício

Existe uma linha tênue entre materiais de má qualidade, que podem colocar a construção em risco, e marcas e novidades de mercado, que podem ser mais baratas. Um bom empreendedor deve sempre testar novos produtos que possam entregar o mesmo resultado final que outros mais caros.

Evite desperdícios

Como já foi dito, os desperdícios são um terror na construção civil. Mas, felizmente, existem muitas novidades nesse setor para diminuir esse problema. Além disso, os profissionais de sua empresa, em toda a cadeia de produção, precisam estar alinhados quanto a essa questão. Envolva os pedreiros no discurso de que o desperdício afeta os lucros de todos, ofereça campanhas de incentivos para bons profissionais, faça com que eles se sintam parte da solução.

Estude com o Sebrae

O Sebrae oferece um vasto material sobre esse tema. Entre eles, a cartilha Gestão de resíduos sólidos.

Outro artigo é o Dicas para construir com sustentabilidade, que traz práticas sustentáveis para aplicar no ramo da construção civil.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?