Saber controlar tudo que envolve dinheiro é um dos pilares do bom empreendedor. Para te ajudar, confira quatro aspectos da gestão financeira eficiente.

Uma das características mais marcantes do empreendedor de sucesso é a ousadia. Isso faz com que novas ideias e negócios surjam a todo tempo. No entanto, para que uma empresa se estabeleça no mercado e tenha condições financeiras para crescer, os empresários precisam desenvolver a cautela como principal característica. Isso porque a boa gestão demanda organização e planejamento.
- Aprenda mais sobre gestão neste artigo: Os 6 pilares de uma gestão eficiente
Se você quer implementar uma gestão financeira eficiente na sua empresa, confira essas dicas valiosas que colocamos neste artigo. Continue a leitura!
-
Separe as despesas da pessoa física da pessoa jurídica
Muitas vezes, a gestão do negócio acaba se misturando à vida pessoal, e o dinheiro da empresa também acaba se fundindo às contas do empreendedor. Alguns prejuízos de misturar gastos pessoais e empresariais são:
- Pode faltar recurso para capital de giro, fluxo de caixa ou investimento da empresa;
- O empresário pode perder as contas de seus gastos e acumular dívidas;
- O empreendedor pode ter problemas com créditos bancários
-
Faça um planejamento financeiro anual
O planejamento anual é fundamental para o empresário tomar decisões assertivas em qualquer mês do ano, assim como estabelecer metas, delimitar recursos e garantir ferramentas a longo prazo. Organizando suas contas do ano, você poderá entender como está sendo distribuído cada valor inserido em sua empresa.
-
Se atualize sobre o mercado
Por mais tradicional que a sua empresa seja, ela precisa de ideias inovadoras. Quando há inovação em ações e iniciativas, a clientela começa a atribuir mais valor aos seus produtos e serviços, fazendo com que você amplie a sua margem de lucro.
-
Mantenha o pagamento de tributos organizado
A gestão tributária é um dos fatores mais importantes para que a sua gestão financeira seja eficiente. É preciso que as obrigações sejam pagas dentro do prazo estipulado para que não surjam problemas futuros em seu negócio.
- Entenda outras dicas de gestão financeira neste artigo: Como a gestão financeira pode melhorar seu empreendimento.
Muitos problemas de uma empresa podem ser solucionados com uma boa gestão financeira. E para dar suporte aos micro e pequenos empreendedores, o Sebrae disponibiliza o ebook Gestão financeira. Além disso, você pode realizar o curso de Gestão Financeira neste link. Acesse e entenda como se posicionar e controlar as finanças do negócio.
Gostou do conteúdo? Entre para o grupo do Sebrae no Telegram e receba mais artigos que te ajudam a gerenciar seu negócio! Acesse https://t.me/sebraemei
Foi um prazer te ajudar :)