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Wed Apr 26 18:22:38 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
Como implementar a melhoria contínua na indústria de base tecnológica

Veja a importância de estabelecer um ciclo de melhoria contínua nas empresas de IBT.

· 22/11/2022 · Atualizado em 26/04/2023
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Alcançar resultados cada vez melhores é um dos principais objetivos de qualquer empresa. Para isso, é necessário estabelecer um processo de melhoria contínua. Isso significa colocar em prática uma série de ações para melhorar a qualidade dos produtos, serviços e processos internos da organização. 

A melhoria contínua é um processo cíclico. Ela permite identificar, corrigir e implementar uma melhor forma de fazer, de maneira que se alcance mais eficiência ao longo do tempo.

Implementar um processo de melhoria contínua é importante porque, a cada novo ciclo, consegue-se melhorar a qualidade do negócio, ter maior controle sobre o trabalho das equipes, incentivar o aprendizado com erros anteriores, evitar falhas, identificar e estancar gargalos, reduzir custos operacionais, impulsionar a produtividade e aumentar a competitividade da empresa.

Etapas do ciclo de melhoria contínua

Uma das ferramentas mais utilizadas para se implementar a melhoria contínua em uma empresa é o Ciclo PDCA. Esse método é composto basicamente por quatro etapas:planejar, fazer, checar e agir.

Pilares para alcançar a melhoria contínua

Para que a busca pela melhoria contínua seja eficaz, é preciso apoiar-se em três pilares principais:

  • Metodologia Ágil ou Agile: viabiliza entregas constantes e de valor, com foco na satisfação do cliente. 
  • Design Thinking: desenho voltado para a simplificação de processos e obtenção de resultados, o que possibilita uma tomada de decisões assertivas.
  • BPM (Business Process Management): é uma visão personalizada dos processos, que facilita o trabalho dos gestores da organização e a tomada de decisões. 

A melhoria contínua é essencial para sustentar e aumentar o sucesso de uma empresa. Em especial, por meio da redução de desperdícios, sejam eles em termos financeiros, de tempo ou de processos extensos e desnecessários. Todos esses fatores devem ser otimizados, constantemente, para que possam ser realizadas entregas de real valor para os clientes.

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Planejamento estratégico para pequenas empresas 


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