A cooperação garante resultados mais eficazes para o conjunto de empresas, pessoas ou grupos que se associam para fortalecer suas atividades.

A cooperação é uma estratégia eficaz para alcançar um desenvolvimento mais efetivo e melhorar a competitividade de pequenos negócios. Ao se unirem, empresas, pessoas ou grupos conseguem que o resultado final obtido por todos, coletivamente, beneficie mais a cada um, individualmente, do que se conseguiria sozinho.
O Sebrae acredita que, por meio da cooperação, pode-se criar um diferencial competitivo para as MPE, microempreendedores individuais, produtores rurais, entre outros, contribuindo para a perenidade e para o crescimento de seus respectivos negócios e também para o desenvolvimento socioeconômico dos territórios.
Benefícios para o seu negócio
A cooperação contribui para que novas relações sejam estabelecidas, pautadas na construção de um interesse coletivo. Os atores trabalham em torno de objetivos e necessidades comuns, onde a base das negociações é gerada a partir da convivência, da confiança, do consenso, mediando discussões. Além disso, facilita o diálogo e acordos entre as partes, ampliando sua capacidade de agir conscientemente e de empreender coletivamente.
A partir da cooperação, as iniciativas empresariais passam a ser reconhecidas e valorizadas, gerando um envolvimento do grupo na ação, que beneficiará a todos. Isso consolida cada vez mais os resultados e benefícios que a cooperação traz ao segmento dos pequenos negócios.
A cooperação ajuda as empresas a:
- Acessar competências empresariais que estão disponíveis aos parceiros;
- Buscar, desenvolver e ampliar conhecimentos;
- Compartilhar recursos;
- Economizar recursos próprios;
- Reduzir custos;
- Buscar novas soluções;
- Oferecer produtos diversificados de qualidade superior;
- Acessar mercados;
- Acessar crédito e outros serviços financeiros;
- Exercer uma pressão maior no mercado (poder de barganha e mobilização);
- Fortalecer o poder de compras e de vendas;
- Prospectar um futuro melhor;
- Humanizar as relações;
- Ampliar as conexões entre os empresários e seus negócios;
- Dividir ônus de realizar pesquisas tecnológicas;
- Partilhar riscos e custos de explorar novas oportunidades.
São esses resultados que garantem a coesão entre os membros do grupo para que possam, juntos, construir mecanismos que contribuam para o negócio individual e para o coletivo.
A cooperação aumenta a eficácia operacional do seu negócio, mas ao mesmo tempo é mais complexa de ser praticada do que atuar sozinho. Por isso, capacitar-se para desenvolver o pleno potencial e consolidar uma estratégia de cooperação é essencial para que os esforços coletivos gerem os melhores resultados possíveis.
O Sebrae oferece soluções presenciais e a distância para ajudá-lo a aprimorar seu êxito no cooperativismo. Conheça:
Curso presenciais
- SEI Unir Forças para Crescer: voltada para microempreendedores individuais de um mesmo setor/atividade produtiva (agrupamento por afinidade) ou por atividades correlatas (agrupamento por complementaridade. O foco da oficina são as vantagens e os ganhos de empreender coletivamente, bem como a importância do plano de ações coletivas para atender a necessidades comuns.
- Liderança Estratégica: oferece a líderes empresariais e comunitários as ferramentas e técnicas de apoio ao processo de liderança. O curso tem a duração de 20 horas.
- Cult Líder: curso de 16 horas (quatro encontros de 4 horas destinado a líderes empresariais e comunitários). O foco da capacitação é o comportamental, fundamentado no desenvolvimento das características do comportamento empreendedor.
* Para mais informações sobre os cursos e para saber como participar, procure o Sebrae no seu estado.
Cursos à distância (EAD Sebrae)
- Como unir forças para crescer: um curso on-line voltado para microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e artesãos. Ao longo de duas horas, você aprenderá sobre a importância de atuar coletivamente para ter sucesso nos negócios.
- Lider Coach – Liderando para a alta performance: visa a capacitar os líderes participantes a adotar as técnicas e ferramentas do coach na busca da alta performance de suas equipes. A solução está formatada em dois workshops, cada qual dividido em dois encontros. A carga horária total é de 16 horas.
- Flow – Skills para liderar: voltado para o desenvolvimento das habilidades de liderança requeridas pelo mercado. São oito aulas, totalizando duas horas, voltadas para microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e gestores públicos.
Série Empreendimentos Coletivos
O Sebrae preparou uma série de 11 cartilhas com informações básicas sobre cada um dos tipos de empreendimento coletivo: Associação, Cooperativa, Cooperativa de Crédito, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Central de Negócios, Consórcio de Empresas e Arranjo Produtivo Local (APL); Sociedade de Propósitos Específico – SPE; Sociedade Garantidora de Crédito- SGC; Redes de Empresas e Cultura da Cooperação.
Saiba mais e acesse as publicações
Referenciais de Cooperação do Sebrae
Com esse documento, o Sebrae busca proporcionar aos diversos colaboradores e consultores do Sistema Sebrae e parceiros uma orientação rápida, simples e objetiva com relação à cooperação e à sua contribuição para a promoção da competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, bem como para fomentar o empreendedorismo coletivo.
Foi um prazer te ajudar :)