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Como o SEO no TikTok pode ser estratégico para o seu perfil

Veja como utilizar as técnicas de SEO no TikTok para aumentar o alcance do seu negócio digital.

· 04/11/2022 · Atualizado em 17/11/2022
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Quando falamos em SEO (Search Engine Optimization) logo vem à mente o Google. No entanto, é possível implementar as técnicas de SEO também nas mídias digitais. Aliás, é necessário. O consumidor, atualmente, faz buscas no Google, mas também em redes sociais e plataformas, como o TikTok, que faz muito sucesso no país. 

O Brasil é um dos países que mais utiliza o TikTok no mundo. São mais de 74 milhões de usuários com mais de 18 anos (Digital 2022 – Brazil). O Opinion Box fez uma pesquisa sobre o aplicativo no Brasil e percebeu que 60% dos entrevistados, que acreditavam que nunca usariam a plataforma, hoje não conseguem deixar de acessar. Pelo menos uma vez por dia, 82% dos usuários entram no TikTok, sendo que 39% acessam várias vezes ao dia e 12% ficam o dia todo com o aplicativo aberto. 

A plataforma chegou ao Brasil em 2018, mas teve um grande crescimento em 2020. Por ser um canal dinâmico e acessível, muitos empreendedores passaram a produzir conteúdo no formato dos vídeos curtos e de entretenimento. Cerca de 42% dos entrevistados da pesquisa da Opinion Box disseram acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas.

O TikTok é uma grande oportunidade para os empreendedores que querem aumentar o seu alcance e conquistar clientes. Muitas pessoas fazem buscas e descobrem novos produtos por meio da plataforma: 35% dos usuários já compraram algum produto ou serviço que viram na plataforma. Além disso, 43% já seguiram a indicação de alguém no TikTok para comprar algum item. E, 37% já deixaram de comprar por ver alguém falar mal da marca. 

SEO para o TikTok

Implementar uma estratégia em torno de palavras-chave e hashtags é fundamental para aumentar a chance do seu negócio ser descoberto no TikTok. As hashtags podem ter um impacto significativo na performance do seu vídeo. Por isso, escolha hashtags de acordo com o tema ou ideias centrais do vídeo. Se você ficar em dúvida, pode digitar uma palavra-chave ampla na seção de pesquisa que a plataforma sugere hashtags.

Fazer parcerias e criar um senso de comunidade em torno da sua área de atuação também pode ser interessante. Experimente pesquisar perfis a partir do conteúdo que você produz. Depois, entre em contato propondo publicações conjuntas. 

Também é possível criar e publicar anúncios no TikTok. São eles: anúncios no feed, hashtags de marca, anúncios de visualização superior, efeitos de marca e aquisição de marca. Você pode segmentar seu público por interesse ou comportamento. 

Se você tiver dúvida com relação aos anúncios, pode ir na sessão TikTok Inspiration. Nela, você consegue ver exemplos de anúncios de sucesso e como a empresa criou a campanha. 

O ideal é conhecer a plataforma e suas funcionalidades para tirar o melhor proveito. Além disso, ter um planejamento estratégico é fundamental. O SEO do TikTok vai otimizar seu conteúdo para que ele seja encontrado pelas pessoas certas para o seu negócio. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como elaborar um plano de marketing

O que o TikTok e o seu negócio têm em comum?


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