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Tue Jan 10 15:50:04 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Como tornar seu negócio data driven

Confira boas estratégias para que as PMEs adotem a abordagem data driven para agilizar seus processos e vender mais.

· 10/01/2023 · Atualizado em 10/01/2023
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A cultura data drive é uma tendência cada vez mais adotada pelas pequenas e médias empresas. Isso porque ela fornece subsídios para uma tomada de decisão ágil e assertiva. 

A abordagem data driven é a utilização de dados para tomadas de decisões estratégicas. Esses dados vêm de diferentes fontes de informações e precisam ser coletados, organizados e analisados. Para isso, as empresas podem contar com o apoio de ferramentas de big data analytics. Essa tecnologia processa e transforma informações em dados para a tomada de decisão do negócio. 

Por exemplo, um cliente costuma encomendar bolo e doces para uma pequena empresária. Quando ele entra em contato, ela já pode ter armazenado as informações básicas desse cliente, como o nome, o endereço, o que costuma comprar. Com essas informações, ela pode prestar um atendimento personalizado e de qualidade. 

Outras vantagens do data driven são:

  • Agilidade nas tomadas de decisões;
  • Conhecimento sobre o comportamento do cliente;
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Eficiência operacional;
  • Facilidade em identificar e quantificar as oportunidades e os riscos do mercado;
  • Identificação de problemas nos processos internos;
  • Previsões mais assertivas e incentivo à inovação;
  • Redução de custos com compartilhamento de informações.

Se você tem mapeados os processos e dados, fica mais fácil, por exemplo, de você identificar porque as vendas caíram em determinado período. Sabendo o motivo, você pode pensar em como resolver: fazendo uma campanha de descontos ou investindo mais no marketing digital ou, ainda, fazendo melhorias no seu produto ou serviço. 

A cultura data driven precisa ser criada e desenvolvida nas empresas para que seja parte dos métodos de trabalhos e dos valores. Toda essa informação fica armazenada em soluções data driven, softwares, ferramentas e métodos que interpretam os dados brutos para transformá-los em insights. De nada adianta investir em softwares de automação se não ocorrer uma mudança no mindset.

Estratégias data driven para PMEs

Separamos algumas estratégias para você implementar uma cultura data driven no seu negócio.

Defina objetivos

Primeiro defina suas metas e indicadores para avaliação.

Escolha áreas-chave

A partir dos seus objetivos, defina áreas e dados que você precisa coletar e analisar. Você pode cruzar informações capturadas nos sistemas de gestão do negócio, como ERPs e CRMs, por exemplo. 

Mapeie dados

Classifique os dados a partir da sua origem, de que forma serão utilizados, quem consome e para que tipo de decisão eles serão importantes. 

Pesquise ferramentas

Existem diferentes ferramentas tecnológicas no mercado. Verifique a que responde às expectativas do seu negócio.

Invista na democratização de dados

Todos na empresa precisam ter acesso à maior parte das informações. Para isso, invista na comunicação interna para que todos entendam a necessidade de compartilhar informações de maneira ágil e segura. 

Analise dados

Essa análise deve levar em consideração os indicadores de desempenho definidos no início do processo.

Hora de agir

Com a análise dos dados em mãos, tome decisões e promova ações embasadas e assertivas. 

A cultura data driven faz parte da transformação digital de uma PME e tem como resultado uma maior vantagem competitiva. Com dados em mãos, a empresa passa a ter uma visão atualizada da sua situação e do contexto em que está inserida, podendo agir com mais eficiência. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

A transformação digital é uma realidade e está a seu alcance 

Como a transformação digital pode ajudar no seu modelo de negócios 


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