this is an h1

this is an h2

Wed Mar 22 02:13:58 BRT 2023
Finanças | INADIMPLÊNCIA
Conheça as causas da inadimplência e proteja seu negócio

Para manter a saúde financeira da sua empresa, é fundamental reduzir ou eliminar a inadimplência. Saiba como atingir este objetivo com as dicas do Sebrae.

· 15/03/2023 · Atualizado em 22/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Brasil tem enfrentado um alto número de consumidores inadimplentes, o que impõe um grande desafio às empresas e à economia do país. As causas dessa inadimplência são variadas e passam por desorganização financeira, desemprego e instabilidade econômica. Como não é possível que o empresário combata essas causas, é preciso adotar medidas de prevenção contra a inadimplência, evitando assim que esse problema se torne uma ameaça à saúde financeira do seu negócio.

Neste artigo, vamos abordar as causas mais comuns de inadimplência e quais são algumas medidas possíveis para reduzir o problema.
Conheça os tipos mais comuns de inadimplentes:

  • Devedores com dificuldades financeiras severas, cujas dívidas tornam-se uma bola de neve, com poucas chances de quitarem as suas obrigações financeiras.
  • Consumidores com problemas econômicos temporários, mas com chance de quitar suas dívidas em breve.
  • Consumidores desorganizados, que acabam ficando inadimplentes porque simplesmente se “esquecem” de pagar certas contas.
  • Pessoas afetadas por instabilidade econômica.
  • Inadimplentes por falta de faturamento econômico, com diminuição das receitas corporativas.
  • Empreendedores com falha na estratégia de vendas, com consequente diminuição de clientes e lucro.
  • Má conduta de alguns consumidores, que não pagam suas dívidas e compromissos por má fé.

A inadimplência traz prejuízos tanto para as empresas quanto para os consumidores. Afinal, ao deixar de pagar suas dívidas, o consumidor acaba sem poder de compra e com a estabilidade financeira afetada. Já para as empresas, a inadimplência é um problema que resulta em perda de receita, afetando os resultados do negócio. Além disso, a inadimplência é prejudicial para a economia em geral, já que os recursos deixam de circular e o consumo se desaquece, o que pode afetar negativamente o crescimento econômico do país.

Onde começa a inadimplência?

A inadimplência nada mais é do que a falta de pagamento em dia de um produto ou serviço. Sua origem pode ocorrer já na etapa de fechamento do negócio com o cliente, independentemente de ser um consumidor fiel ou um novo cliente.

É nessa fase que a empresa deve avaliar cuidadosamente a capacidade financeira do consumidor e, se necessário, adotar medidas preventivas, como a análise de crédito e o estabelecimento de condições de pagamento mais seguras.

Listamos algumas dicas que vão ajudar o empresário a reconhecer o risco de inadimplência. Acompanhe:

  • Consultar o sistema de proteção ao crédito, verificando se o cliente possui contas atrasadas, protestos, cheques devolvidos e cobranças na justiça.
  • Venda com crediário próprio, uma vez que não tem custos para a empresa.
  • Vender com intermediação de pagamento, ou seja, vender com as maquininhas de cartão;
  • Sempre renegociar as dívidas de seus consumidores.

Seguindo estas dicas, sua empresa conseguirá reduzir os riscos financeiros e ampliar as oportunidades de negócios. E se você acha que precisa estar mais preparado, o Sebrae oferece o curso gratuito, on-line “Estratégia financeira para o crescimento”.

Para ampliar seu aprendizado, conheça nossa série de podcast: Como Fugir dos riscos Financeiros

Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?