this is an h1

this is an h2

Wed Feb 08 20:41:44 BRT 2023
Inovação | INICIATIVA SUSTENTÁVEL
Conheça cinco materiais para deixar sua construção mais sustentável

Micros e pequenos empreendedores da construção, podem usar materiais inovadores para fazer seu negócio sustentável e mais competitivo

· Atualizado em 08/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A indústria da construção civil é uma das maiores geradoras de resíduos sólidos. Por isso, o quesito sustentabilidade ganha cada vez mais importância no setor. Os micros e pequenos empreendedores podem adotar medidas para tornar seus negócios com menos impactos ao meio ambiente por meio de uso de cinco materiais inovadores. 

Apenas em 2021, foram mais de 48 milhões de toneladas coletadas de RDC (Resíduos de Construção e Demolição) segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). O valor representa um aumento de 2,9% em relação ao período anterior. 

A quantidade coletada por habitante foi de aproximadamente 227 kg por ano. A região sudeste concentra mais da metade (52%) dos RCDs coletados no país. Já a centro-oeste se destaca em termos de coleta per capita, com quase 323 kg por habitante/ano. 

Além de amenizar ou reduzir os impactos causados por suas atividades, os pequenos negócios preocupados com o meio ambiente são mais inovadores na adoção de medidas sustentáveis e conquistam a confiança e credibilidade dos consumidores. 

Novas tecnologias 

E inovação é o que não falta no mercado. Desde projetos que preveem a reutilização das águas das chuvas até materiais com menos impactos ambientais estão cada vez mais transformando a indústria da construção civil. 

Conheça cinco novos materiais sustentáveis para o seu negócio: 

1 – Algas transformadas em calcário: 

Desenvolvido por pesquisadores do Living Materials Laboratory, da Universidade Colorado Boulder, o calcário produzido por meio de algas unicelulares, que armazenam o CO2 na forma mineral através da fotossíntese, é uma importante alternativa, que dispensa o produto tradicional, que é queimado para a produção do cimento.

Na queima, esse novo material libera apenas o CO2, que foi previamente armazenado e o concreto é considerado carbono neuro ou até carbono negativo. 

2 – Ladrilho para tratar água poluída: 

Produzido com microalgas, o ladrilho desenvolvido pelo Bio-Integrated Design Lab da Bartlett School of Architecture retira corantes químicos tóxicos e metais pesados à medida que a água escorre sobre a superfície.  Composto de argila, laterita ou materiais regionais, o revestimento chamado Indus imita uma folha, garantindo o escoamento da água por sua superfície. 

3 – Fungos transformados em tijolos: 

Esse tijolo é produzido com uma solução de substrato vegetal e fungo pela Ecovative, uma empresa especializada em fazer estruturas feitas de micélio, parte vegetativa dos fungos. Os materiais são misturados e inseridos em moldes para crescer durante cinco dias, até a forma desejada. 

4 – Tijolos produzidos com combustíveis fósseis: 

A startup Carbon Craft utiliza os resíduos provenientes da queima de combustíveis fósseis para produzir azulejos utilizados pelo artesanato. O material é misturado com cimento para a chegar a sua forma final. 

5 – Aspirador de pó inovador: 

A Escola de Arquitetura de Cal Poly San Luis Obispo desenvolveu um tijolo para integrar o sistema de ventilação dos prédios. O produto é moldado como blocos de concreto porosos e atuam da mesma maneira que um aspirador de pó. Chamado de “Breathe Bricks”, esses tijolos filtram o ar e separam as partículas poluentes, que são armazenadas em um funil removível da parede. 

Potencial 

As práticas sustentáveis devem alcançar US$ 53 trilhões em investimentos em 2025, de acordo com levantamento da Bloomberg. As empresas que adotam práticas ESG (do termo em inglês Environmental, Social and Governance) viram aumentar em 68% os seus investimentos, desde 2014. As pequenas empresas precisam ficar atentas para esse importante movimento do mercado. 

O Sebrae pode ajudar na inovação do seu negócio, um dos pilares para o crescimento do seu empreendimento. Invista no seu sucesso!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?