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Thu Dec 15 15:34:26 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO
Conheça ferramentas que podem incentivar a inovação no seu negócio

Confira diferentes ferramentas para a manutenção do fluxo de ideias e para a criação de uma cultura de inovação dentro das empresas.

· Atualizado em 15/12/2022
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Assim que um empreendedor decide inovar e se depara com inúmeras ferramentas, é possível que esbarre em questões como: por onde começar? Como estimular minha equipe a ser colaborativa? Como analisar as ideias? Quais passos seguir para desenvolver uma ideia? 

Se a inovação é a exploração bem-sucedida de ideias, é fundamental garantir o seu fluxo de desenvolvimento na empresa. Além disso, não basta gerar inúmeras ideias, é preciso priorizá-las e analisá-las de acordo com o seu potencial inovador - afinal, não se deve investir tempo e dinheiro em uma ideia sem o mínimo embasamento.

As ferramentas e os métodos disponíveis, quando bem aplicados, possibilitam analisar as ideias com potencial de inovação antes de avançar em seu planejamento e desenvolvimento, ampliando, assim, as possibilidades de criação de valor para o negócio. 

Confira as principais ferramentas para estimular a inovação nos negócios: 

Benchmarking

Benchmark, em português, significa referência. Benchmarking é, portanto, uma ferramenta para comparar produtos, processos ou o desempenho de empresas em destaque no mercado, sejam elas do mesmo segmento ou não. 

Essa comparação permite uma visualização clara do que precisa ser melhorado em termos de performance e ajuda a encontrar novas oportunidades. O pulo do gato para a inovação é observar empresas de outros segmentos, não necessariamente concorrentes, que compartilham o mesmo tipo público. Isso pode gerar insights valiosos para novas ideias com potencial inovador. 

Brainstorming

Do inglês, brain significa cérebro e storm, tempestade. Desse modo, a tradução literal desse termo seria “tempestade de ideias”, e a não literal, “usar o cérebro intensamente”. Essa ferramenta é aplicada em grupo, no qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de promover discussões para resolver problemas específicos, explorando a criatividade.

Você pode realizar reuniões periódicas com seus colaboradores para fazer brainstormings. Lembre-se de deixá-los à vontade para que possam contribuir sem serem julgados. Você ainda pode incentivar a participação deles com premiações e reconhecimento.

Mapa de empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Essa ferramenta busca entender, de maneira clara e objetiva, o público-alvo e o que ele deseja para que sejam oferecidos produtos, serviços e um atendimento mais adequado às suas necessidades. 

Antes de iniciar o exercício de empatia, é necessário criar uma persona, ou seja, uma personagem fictícia do cliente ideal. Ela é construída a partir de dados de pessoas reais que representam um grupo de clientes com características e comportamentos parecidos.

Com a sua persona definida, é possível se colocar no lugar dela e fazer questionamentos em torno de quatro elementos básicos: pensar, ver, fazer e sentir. As seguintes perguntas podem guiar esse processo: o que sua persona sente e quais são suas preocupações e sonhos? Quem seu cliente escuta e quem são suas influências? O que o seu cliente faz e quais são seus hobbies? O que o seu cliente costuma ver e como é o seu ambiente social? 

Matriz SWOT

SWOT, no inglês, refere-se a strengths, weaknesses, opportunities e threats, cuja tradução para o português significa forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Por isso, a matriz também é conhecida como FOFA. 

A ferramenta matriz SWOT engloba planejamento estratégico e análise de cenários para a tomada de decisões. Basicamente, ela define uma estratégia para aproveitar oportunidades enquanto busca a redução dos riscos e a melhor percepção do mercado. 

Design Thinking

Na tradução para o português, design thinking significa pensar como um designer. Mais que uma ferramenta, esse é um método com vários processos com o objetivo de buscar soluções para problemas, independentemente do seu grau de complexidade. 

Sua intenção é desenvolver soluções criativas e inovadoras com foco na experiência do cliente, o que traz como vantagem o aumento da satisfação, da fidelização e, consequentemente, da lucratividade. 

A aplicação desse método consiste em quatro etapas: 

  • Imersão: descobrir o problema e identificar oportunidades.
  • Análise: compreender a fundo o problema e suas causas.
  • Ideação: levantar ideias e soluções criativas.
  • Prototipagem: criar um protótipo da solução, o qual passará por vários testes e ajustes até chegar a uma validação final.

Todas essas ferramentas estão disponíveis para os empreendedores que querem promover uma cultura de inovação nas suas empresas. Isso porque a aplicação de uma ou mais ferramentas dentro das organizações oportuniza a manutenção do fluxo de desenvolvimento de ideias inovadoras.

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

10 ferramentas para validar e executar novas ideias 

Como aplicar o design thinking na minha empresa


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