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Wed Apr 05 02:29:36 BRT 2023
Finanças | CRÉDITO
Conheça o factoring: fomento mercantil que ajuda pequenas empresas

O factoring, também chamado de fomento mercantil, é uma possibilidade de adiantamento de crédito para os empreendedores.

· 14/02/2023 · Atualizado em 05/04/2023
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Você sabe o que é factoring? Também chamado de fomento mercantil, é uma estratégia de capitalização para pequenas e médias empresas.

Trata-se de uma operação financeira, em que a empresa recebe um valor à vista e negocia seus recebimentos a prazo. Resumindo: é possível ter um valor total e pagar de forma parcelada de acordo com o que recebe, de forma que o empreendedor antecipa os direitos creditórios. 

O factoring é uma operação presente em países europeus e também no Brasil. Ao contrário do que muitos pensam, não é um empréstimo, é uma antecipação e, por isso, não é feita por instituições financeiras, mas sim por agências de fomento. O maior objetivo dessa estratégia é levantar recursos para a empresa operar no mercado. 

Ainda não existe uma lei específica que regulamenta esse fomento mercantil, mas a ANFAC (Associação Nacional de Fomento Comercial) já está construindo um marco regulatório, que usa como base as experiências mercadológicas que envolvem operações do factoring. 

Benefícios do factoring ou fomento mercantil 

Todo empreendedor sabe o quanto é importante ter uma boa reserva de capital, fluxo de caixa ou um valor para investimento, mas nem sempre essa é a realidade das empresas, mesmo quando os negócios vão bem. Sendo assim, o factoring pode ser uma possibilidade mais lucrativa do que os empréstimos, já que é uma antecipação de crédito.  

Principais benefícios: 

  • reserva de caixa para imprevistos; 
  • dinheiro para fazer novos investimentos sem mexer no caixa; 
  • quitação de dívidas; 
  • negociação de juros; 
  • pagamento de fornecedores; 
  • capital de giro; 
  • descontos em pagamentos à vista; 
  • possibilidades de decisões na gestão financeira da empresa; 
  • eliminar ou diminuir o risco de inadimplência. 

Tipos de factoring 

Antes de assumir esse tipo de investimento na sua empresa, é importante analisar qual tipo de factoring é o ideal para o seu negócio.  

Convencional 

Nesse tipo de fomento mercantil, a agência adquire os direitos creditórios da empresa. Ela transfere o valor à vista e compra a duplicata de uma venda a prazo. 

Maturity 

A agência se torna responsável pela administração de contas a pagar e receber da empresa. 

Trustee  

É a mescla do modelo convencional e maturity. Além disso, a agência se torna gestora financeira da empresa. 

Exportação 

São duas agências de fomento, cada uma em um país. Nesse modelo, a empresa precisa ter operações de comércio exterior. 

Matéria-prima 

É uma opção quando a empresa precisa de matéria-prima para trabalhar, mas não tem dinheiro para pagar o fornecedor. A agência faz a compra. 

Factoring com recursos 

Nesse modelo o crédito é adiantado e o empreendedor deve fazer o pagamento, mesmo que o cliente não pague no prazo correto. 

Factoring sem recursos 

Já nesta modalidade, a agência de fomento aceita o risco de inadimplência e não há responsabilidade subsidiária.  

São várias opções para o fomento mercantil no Brasil. Caso o empreendedor queira trabalhar com esse tipo de investimento, é preciso analisar qual a melhor modalidade, de acordo com o ramo da empresa e tipos de vendas que fazem. 

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