Veja quais atitudes comuns nas empresas devem ser riscadas da rotina para manter a saúde financeira do negócio.

Pagar as contas, cuidar da entrada e saída de caixa, identificar gastos desnecessários e buscar soluções para eliminá-los: essas são algumas das funções de quem faz a gestão financeira de uma empresa.
Muitas vezes, quem assume esse cargo é conhecido como a “pessoa chata da empresa”, quando, na verdade, o seu papel é fornecer indicadores estratégicos que garantam o aumento do patrimônio líquido do negócio.
Veja a seguir alguns erros que podem drenar a saúde financeira da sua empresa.
Misturar o dinheiro pessoal com o da empresa
Se você ainda faz isso, é hora de parar. Com esse comportamento, fica difícil entender o nível de capital que a empresa está gerando. A separação deixa o panorama das finanças mais claro e ajuda a traçar melhores estratégias de crescimento do negócio. Dúvidas relacionadas a como investir poderão ser sanadas sem maiores sofrimentos a partir do momento em que existir essa organização.
Não conhecer a lucratividade
Muitos gestores conhecem o fluxo de caixa e o saldo acumulado, mas não sabem se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. A gestão melhora quando fica claro quanto a empresa lucra, quanto investe e para onde vão os recursos. Para aprender mais sobre rentabilidade do seu negócio, clique aqui.
Contar com um estoque mal administrado
Muitas empresas não têm o pleno conhecimento dos produtos que têm no estoque. Por serem considerados dinheiro parado, podem comprometer a gestão financeira. Ao mesmo tempo, quando se tem pouco estoque, existe o risco de perder vendas. Nesse caso, é preciso encontrar o ponto de equilíbrio para que nenhuma das duas situações ocorra na sua empresa.
Não ter fluxo de caixa
No início do negócio, é normal que se gaste mais do que se recebe. Ainda assim, é preciso ter em mente qual nível de despesa é aceitável para que a sua empresa não atraia prejuízo, o que funciona como uma importante métrica para estratégias futuras.
Por isso, manter um fluxo de caixa em dia ajuda a entender como estão as finanças da sua empresa e a identificar maneiras de receber e investir o dinheiro com mais eficácia.
Fazer a precificação errada
Outro erro é não saber calcular o preço de venda do seu produto ou serviço. Se você colocar um preço muito abaixo da concorrência, o risco de perder uma margem financeira é muito grande.
Ao mesmo tempo, se for muito além, existe o risco de perder vendas. Para fazer a precificação exata, existem algumas variáveis que devem ser levadas em consideração, como o custo da mercadoria, o preço da concorrência e a experiência do consumo. Quer uma dica? Faça uma pesquisa de mercado para encontrar um preço ideal e comercialmente viável.
Não investir em automatização
Não dá mais para realizar o controle financeiro apenas no papel ou ter demonstrativos em planilhas separadas. O jeito mais prático é concentrar todas as informações - fluxo de caixa, DRE, entre outros - em uma ferramenta digital. Assim, os dados levantados e incluídos no software “conversam” entre si e geram indicadores que ajudam a empresa a ter mais controle de suas despesas, além de conseguir reduzir custos. É certo que, se você seguir essas dicas, sua empresa obterá melhores resultados financeiros a curto, médio e longo prazo.
Desconhecer o que fazer
Ter competência para abrir uma empresa não quer dizer que você sabe lidar com todas as áreas, por isso é muito importante se atualizar participando de cursos, palestras e treinamentos para conduzir a gestão financeira do seu negócio da melhor forma possível. Com competência técnica, você fica mais preparado para lidar com os desafios da rotina, como captar, organizar e aplicar recursos para o seu negócio.
Gostou dessas dicas? O Sebrae oferece cursos e capacitações para melhorar o seu domínio na gestão financeira, além de disponibilizar artigos para se atualizar sobre o tema. Leia alguns deles:
6 erros que você não vai mais cometer na gestão do seu negócio
Nove segredos da boa gestão financeira
Gestão financeira: 7 erros que colocam em risco as finanças dos MEIs
Foi um prazer te ajudar :)