this is an h1

this is an h2

Tue Nov 01 05:05:55 BRT 2022
Finanças | CONTROLE FINANCEIRO
Contas pessoais versus contas da empresa

Veja as vantagens de separar as contas pessoais e as contas da empresa.

· Atualizado em 01/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Muitas pessoas se atrapalham com as finanças do negócio porque misturam o dinheiro da empresa com as contas pessoais. É um grande engano pensar que em um pequeno negócio será mais fácil gerenciar tudo na mesma conta. Aprender a administrar as finanças pessoais e da empresa é fundamental para crescer. Quando você mistura finanças, não consegue analisar realmente o negócio, e a vida financeira não evolui. Com tudo misturado, não é possível saber onde você deve agir: no preço final do produto, na matéria-prima, enfim, é impossível saber se a sua empresa vai bem. 

Fique atento, pois nós vamos dar algumas dicas, inspiradas no post do Sebrae São Paulo, para você não errar com dinheiro do seu negócio.

Não misture o dinheiro: abra uma conta exclusiva

É muito importante entender que a empresa deve administrar o seu dinheiro numa conta bancária própria, independente dos proprietários, que devem ter suas contas particulares. Nunca misture o dinheiro pessoal com o do negócio. Mesmo se você for uma empresa muito pequena, um microempresário, não misture! Pode ser que um dia você perca o controle, gaste demais e acabe prejudicando a saúde da sua empresa. É muito comum! Por isso, o primeiro passo é abrir uma conta bancária exclusiva para o seu negócio. Tem que ser “cada um no seu quadrado”! 

Uma conta bancária para pessoa jurídica tem aplicações úteis para os empresários, como emissão de boletos de cobrança. Além disso, pode abrir muitas portas para novas vendas, pois algumas empresas exigem conta de pessoa jurídica para pagar fornecedores ou contratar terceirizadas. Separe também os cartões de crédito para manter tudo organizado. Uma conta bancária jurídica transmite credibilidade por parte da empresa e faz toda a diferença para os clientes e parceiros.

Salário do empreendedor não vem do lucro

Muitos proprietários tiram os seus ganhos mensais do lucro da empresa. Também tá errado! O proprietário nunca deve achar que o seu salário mensal é o lucro da empresa. Na verdade, o ganho dos sócios vem antes do lucro. 

O salário dos proprietários é chamado de pró-labore, que é um valor fixo estipulado para atender as necessidades financeiras dos sócios. Funciona como o salário propriamente dito, mas a única diferença é que, nesse caso, o proprietário decidiu quanto vai ganhar. Por isso, pró-labore exige bom-senso, pois estipular ganho muito alto pode diminuir os lucros da empresa. O pró-labore deve caminhar lado a lado com as metas da empresa. Por isso, seja coerente com o faturamento do negócio e planeje bem seus dados pessoais. 

Não comprometa o lucro

Esforce-se para que o lucro da empresa não seja comprometido. Pague absolutamente todas as contas e só depois vejo o que sobrou realmente de lucro. Pode parecer meio óbvio, mas tem muita gente que antecipa lucro do mês para si mesmo e pode prejudicar-se lá na frente. E se acontece algum contratempo? 

O lucro não é só para os sócios

O lucro não serve apenas para os sócios, ele pode e deve ser usado para novos investimentos da empresa, para reservas e para bonificações para motivar a equipe, por exemplo. Tirar a oportunidade da sua empresa crescer apenas para ter um salário baseado no lucro pode ser o primeiro passo para uma crise financeira.

Mantenha o controle da conta bancária da sua empresa

Mantenha bastante o controle da conta bancária da sua empresa. Estabeleça uma rotina de conferência e somente quem realmente for necessário precisa ter acesso a essa conta. A responsabilidade deve ser do empreendedor: você tem que ficar sempre em cima! 

Menor risco de dívidas

Você já sabe que a organização é a palavra chave para a saúde das finanças. Com um fluxo de caixa organizado, será possível enxergar com precisão quanto entra e quanto sai todos os meses do seu negócio. Com esse conhecimento, o risco de endividamento diminui bastante.

Possibilidade de crescimento

Com as contas bem organizadas você conseguirá perceber onde precisa otimizar os investimentos, onde deve economizar e estruturar o planejamento para o crescimento. Com o fluxo de caixa em dia e com as dívidas bem administradas, o projeto de crescimento sai do papel.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?