this is an h1

this is an h2

Mon Mar 27 13:24:44 BRT 2023
Inovação | PRODUTIVIDADE
Contrapiso autonivelante aumenta a produtividade do canteiro de obra

Conheça as vantagens da aplicação do contrapiso autonivelante, produto inovador que proporciona agilidade e eleva a produtividade no setor da construção.

· Atualizado em 27/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabia que existe uma opção produtiva e econômica de recuperar e nivelar bases de concreto? A solução é chamada tecnicamente de contrapiso autonivelante, mas também é conhecida popularmente como massa niveladora para piso. A principal característica desse material é a fluidez, o que significa que ele tem capacidade de se espalhar naturalmente sobre a área de aplicação. Isso significa mais produtividade e praticidade na obra. 

O que é o contrapiso autonivelante? 

A rigor, o contrapiso autonivelante é uma argamassa autoadensável, que facilita a execução de contrapisos sem a necessidade de vibração ou compactação manual, tornando o processo mais ágil. Em outras palavras, não precisa ser aplicada camada por camada como acontece com a argamassa convencional, por isso essa argamassa representa uma excelente opção para quem busca aumentar a produtividade do canteiro de obra. Como resultado, a massa niveladora assegura uma superfície lisa, plana e de acabamento fino. Depois de aplicada, pode receber diferentes tipos de revestimento, como cerâmica, porcelanato, mármore e carpete, entre outros, sem causar alteração no acabamento. 

Para quais ambientes é indicada? 

O contrapiso autonivelante é indicado para ambientes internos, principalmente espaços comerciais, como supermercados, lojas e estacionamentos. Nestes locais, há uma garantia de incremento da produtividade. Ao mesmo tempo, a maioria dos fabricantes orienta que não seja aplicado em áreas externas por causa da exposição a intempéries. Contudo, alguns deles aprovam que seja usado, mas em áreas com trânsito moderado.  

Quais as vantagens? 

Para se ter ideia, com material convencional, a produtividade gira em torno de 100m2/dia, já com o contrapiso autonivelante é possível fazer a mesma área por hora. Outra vantagem é o tempo que se ganha no transporte vertical, que dispensa o uso de elevadores, uma vez que o produto pode ser bombeado. Imagine a redução do desgaste da equipe e da quantidade de sacos de cimento e areia usados na empreitada. Além disso, sobra mais espaço para armazenar outros materiais. Mais uma vantagem: o tempo de secagem. Enquanto o sistema convencional impede o trânsito de pessoas e equipamentos por cerca de três dias, o contrapiso autonivelante libera a área em 24 horas. Para completar, há o ganho ambiental, já que o produto apresenta baixíssima emissão de substâncias orgânicas em seu processo de fabricação. 

E quais são as desvantagens? 

A manipulação da argamassa precisa ser rápida – se não for concluída de 20 a 30 minutos, pode haver perda do material que compõe o contrapiso autonivelante. Também não dá para executar desníveis e declives em ambientes de áreas molhadas, o que torna o método inviável para cozinhas, áreas de serviço e banheiros. O valor do produto também é um pouco mais caro em comparação com o contrapiso convencional – cerca de 15%. Aumento de custos, não convém esquecer, sempre tem algum na produtividade. Mas, colocando na balança vantagens e desvantagens, não resta dúvida de que o contrapiso autonivelante é um produto inovador, que traz mais benefícios do que dificuldades para o canteiro de obra. Então, que tal aderir a essa ideia?

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?