A transformação digital, com a inteligência artificial, oferece riscos e oportunidades, por isso é importante estar atento para aproveitar essa tendência.
Previsões para o futuro da inteligência artificial (IA) indicam que ela terá um impacto grande sobre diferentes setores, como saúde, varejo, finanças, entre outros.
Esse impacto é chamado de transformação digital, que pode ser definida como um processo de aplicação de tecnologia digital em todas as áreas de uma empresa, incluindo operações, produtos e serviços, capaz de levar a uma melhoria na eficiência, produtividade e satisfação do cliente.
Entre as tendências atuais na transformação digital, hoje, destacam-se a automação, a inteligência artificial, a internet das coisas (IoT, a partir da sigla em inglês), a realidade virtual e aumentada e o blockchain. Essas inovações estão mudando a maneira como as empresas fazem negócios.
Mas o impacto da transformação digital não se restringe ao mundo dos negócios. Ela também afeta a sociedade como um todo, incluindo o mercado de trabalho, a economia global, o meio ambiente e outras questões sociais, como a difusão de preconceitos pelas redes sociais e tendências de comportamento.
Isso tudo levanta preocupações éticas relacionadas à transformação digital e à maneira como as empresas devem atuar diante disso. Entre as preocupações, estão questões ligadas a privacidade e segurança de dados, pois a falta de segurança também pode resultar em vazamentos de informações pessoais e financeiras.
Também há um temor generalizado de que possa haver eliminação de empregos, o que deixaria muitas pessoas sem renda, e de que a dependência da tecnologia possa afetar a capacidade das pessoas de se comunicar, interagir e realizar tarefas básicas sem dispositivos eletrônicos.
Outro ponto que merece atenção é que a IA pode tornar corriqueiras as tentativas de manipulação de opinião e desinformação, pois é possível clonar as vozes das pessoas e produzir fotografias falsas, por exemplo.
Mas, com o mundo em rápida transformação, também pode-se identificar oportunidades que podem ser positivas para as empresas. É um campo fértil para o surgimento de startups, empresas que trabalham com inovação, e também para a melhoria de processos com maior economia e eficiência para as empresas tradicionais.
Estas não devem dispensar cuidados com a segurança cibernética e a privacidade dos dados durante o processo de transformação digital.
O futuro da transformação digital
Para agarrar as oportunidades, você precisa acompanhar o que há de novo. Só assim poderá saber como tirar proveito dessas mudanças. Entre as novidades que devem impactar a vida de todos no futuro próximo, destacamos:
- Aumento da automação e robótica, que deve se expandir para além da indústria de manufatura, chegando em setores como saúde, serviços financeiros, varejo e transporte;
- Internet das Coisas (IoT) continuará a crescer, permitindo a comunicação entre dispositivos e coleta de dados em tempo real, além de criar novas oportunidades de negócios;
- Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina devem evoluir rapidamente, resultando em soluções mais sofisticadas e eficientes em várias áreas, como saúde, finanças e automação industrial; e se subdividir em vários tipos de abordagem:
- IA explicável: tecnologia que permite que sistemas de inteligência artificial possam explicar como chegaram à determinada decisão ou conclusão. Isso é especialmente importante em áreas críticas, como a medicina e a segurança;
- IA federada: abordagem para uso de dados sensíveis em que os modelos de inteligência artificial são distribuídos em diferentes locais e os dados não saem do local onde estão armazenados;
- IA responsável: abordagem que visa garantir que as soluções de inteligência artificial sejam desenvolvidas e usadas de forma ética e responsável, considerando privacidade, segurança e transparência;
- IA de ponta (edge AI): abordagem que permite a execução de modelos de inteligência artificial em smartphones e dispositivos IoT. Isso permite a realização de inferência de dados em tempo real, sem a necessidade de enviar os dados para um servidor remoto para processamento.
- 5G e conectividade móvel são tecnologias que vão melhorar a velocidade e a confiabilidade das conexões de internet, permitindo a expansão de novas aplicações e serviços digitais;
- Realidade Virtual e Aumentada (VR/AR) serão cada vez mais utilizadas para proporcionar experiências imersivas em diversos setores, como jogos, turismo e educação;
- Computação em nuvem deve crescer de modo a permitir que as empresas acessem recursos tecnológicos de forma mais flexível e econômica;
- Blockchain deve se expandir e ganhar novas aplicações em áreas como finanças, saúde e supply chain.
Prepare-se para o futuro
Não há como se isolar da transformação digital. Então, a melhor estratégia é se preparar para navegar por esses mares, conhecendo as novidades para verificar como elas podem ser úteis à sua empresa.
Hoje, já existem modelos de IA que vêm prontos para uso, continuam aprendendo ao longo do tempo e se tornam personalizados para as operações de cada empresa, incorporando continuamente o feedback.
Um exemplo de auxíxilio de IA que já acontece: melhora da esperiência do cliente com automatização do atendimento. Uma ferramenta de IA pode direcionar o cliente a se autoatender, buscando a solução conforme a sua necessidade através de um mecanismo de perguntas e respostas.
O Sebrae dispõe de toda uma estrutura para apoiar empreendedores que desejam orientação para acompanhar as transformações digitais do mundo de hoje.
O empresário também pode encontrar informações sobre como a transformação digital está ao seu alcance no portal do Sebrae, ou procurar a agência de seu estado.
Saiba mais:
Foi um prazer te ajudar :)