Entenda o que são ambientes de inovação e como eles se diferenciam entre si.

Ambientes de inovação são espaços abertos que promovem o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação. Além disso, eles articulam a conexão entre diversos atores do ecossistema de inovação como empresas, governo, instituições científicas, tecnológicas e de inovações (ICTs), agências de fomento e a sociedade.
Esses ambientes focam no desenvolvimento de novos produtos e serviços, fomentam projetos inovadores, incentivam o networking e o estabelecimento de conexões e parcerias. Conheça alguns ambientes de inovação:
Coworking
É um espaço de trabalho compartilhado, com uma estrutura semelhante à de escritórios tradicionais, que se popularizou muito nos últimos anos. Tem recepção, acesso à internet, estações de trabalho e salas de reuniões, por exemplo.
Negócios de diversos segmentos podem se instalar e se beneficiar de um coworking por conta do baixo custo, se comparado com os recursos necessários para se ter uma sede própria. Os coworking também oferecem planos de mensalidades acessíveis e flexíveis.
É um ambiente mais plural e que abrange todo tipo de empresas, das tradicionais e sem foco em inovação até profissionais freelancers. Além de custo acessível, um dos seus principais benefícios é a oportunidade de fazer networking e promover conexões com outros negócios.
Hub de inovação
O hub de inovação também oferece espaço de trabalho compartilhado, com estrutura física similar ao coworking, mas com a diferença de ser focado em negócios com potencial de inovação. O hub funciona como uma vitrine para que projetos inovadores atraiam investidores e parceiros.
Significa que em hub de inovação, todos os atores do ecossistema de inovação estão circulando e observando as startups presentes no ambiente. O objetivo principal é conectar startups com empresas maiores, instituições de ensino e pesquisa ou demais interessados em investir.
Existe, ainda, a prática da inovação aberta, ou seja, os negócios colaboram entre si para criar e desenvolver soluções inovadoras.
Incubadora de empresas
É o ambiente mais indicado para startups que precisam de ajuda na gestão e na viabilidade e competitividade do negócio até terem condições de serem lançadas no mercado. As incubadoras oferecem apoio tecnológico, além de disponibilizar infraestrutura física, suporte gerencial, suporte para participação em editais de investimento, entre outros.
O objetivo é facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação.
Aceleradora de negócios
Ambiente ideal para alavancar o crescimento de startups. É um apoio baseado em conhecimento, capacitação, mentorias, network e plano de aceleração que propõe o desenvolvimento da operação.
Dependendo do tipo de aceleradora ou do programa de aceleração, a ajuda ainda pode envolver aporte financeiro em troca de participação societária. É indicado para negócios em fase de amadurecimento, que já têm um MVP, com um modelo de negócio validado e potencial de crescimento.
Parque tecnológico
O parque tecnológico tem o objetivo de fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação por meio de empresas que têm a tecnologia como base da operação. Esse objetivo é atingido através da conexão entre o ambiente acadêmico, empresas e o poder público.
Para negócios em estágios mais avançados de desenvolvimento, os parques tecnológicos são uma ótima opção, porque oferecem uma estrutura física adequada de laboratórios, incubadoras, universidades, poder público e outras instituições que podem contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores.
Vale ressaltar que cada ator tem um papel distinto e importante no processo.
Laboratório aberto (open lab)
É um ambiente para prototipagem e trabalho compartilhado com o objetivo de apoiar a implantação ou modernização de instalações em instituições de ciência e tecnologia (ICTs). O laboratório aberto possibilita aos alunos, startups e empresas tangibilizar seus projetos de pesquisa na forma de protótipos.
Esses ambientes possibilitam a exploração criativa de ideias, o desenvolvimento de testes de conceito, protótipos e aplicações, além de estimular a cultura de compartilhamento e colaboração.
De uso compartilhado e aberto a múltiplos públicos, o open lab é equipado com ferramentas e materiais de suporte, que permitem a fabricação rápida, flexível e de baixo custo.
Conheça os diferentes tipos de ambientes de inovação
As vantagens dos ambientes inovadores são muitas. Elas vão desde a geração de networking, colaboração, parcerias até a troca de conhecimento e maior potencial de crescimento.
Você já está aproveitando os benefícios dos ambientes de inovação? Se você, empreendedor, ainda não está inserido em um ambiente de inovação, procure aquele que mais se adequa ao perfil da sua empresa e potencialize a chance de alavancar seu negócio.
Para saber mais, escute o podcast a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)