this is an h1

this is an h2

Mon Jan 09 22:09:15 BRT 2023
Inovação | INICIATIVA SUSTENTÁVEL
Saúde mental no Brasil e o impacto para as empresas

A saúde mental dos colaboradores tem impacto direto no rendimento da organização.

· Atualizado em 09/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para evitar doenças mentais, as empresas precisam ter ações de proteção à saúde mental e promover um ambiente de trabalho saudável. Milhares de pessoas passam por desequilíbrios emocionais que têm consequências para a qualidade de vida. No Brasil, as doenças mentais estão entre as grandes causas do afastamento de profissionais dos ambientes de trabalho. 

De acordo com pesquisas, os transtornos psicológicos já são a terceira causa de perícias médicas no INSS, sendo que a depressão ocupa a primeira posição. Outra avaliação, conduzida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), mostra que mais de quatro em cada 10 brasileiros já tiveram problemas de ansiedade. As estatísticas internacionais também são preocupantes: o estresse relacionado ao trabalho é o segundo problema de saúde mais frequente na Europa. 

Nas empresas, a saúde mental está relacionada com a lucratividade. Doenças mentais geram um impacto econômico global de cerca de US$ 1 trilhão em perda de produtividade. O The Wall Street Journal informou que as corporações já consideram a saúde mental como uma das causas dessas despesas.

Segundo o Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros relataram alguma deterioração na saúde mental em 2020. Foi a quinta maior alta entre os 30 países pesquisados. E uma pesquisa da Oracle em 11 países mostrou que 84% dos funcionários brasileiros consideram que suas empresas precisam fazer mais para proteger a saúde mental. 

O que as pequenas empresas podem fazer?

Para construir um ambiente saudável, uma empresa precisa de métodos, planejamento, esforço e tempo. Trata-se de um ativo que faz diferença no rendimento e na qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados da empresa.

Algumas ações podem ser realizadas para diminuir o impacto dos distúrbios psicológicos na empresa. A primeira deve ser demonstrar preocupação com a saúde e a integridade psicológica dos trabalhadores. 

É preciso trocar ideias, dialogar e idealizar projetos para solucionar problemas e cuidar dos colaboradores. Por exemplo, você pode organizar uma agenda de conversas, buscando desenvolver a confiança. 

O papel do proprietário ou proprietária da pequena empresa pode ser decisivo nesse processo. Ele deve estar preparado ou aberto para buscar melhores soluções para a saúde mental dos trabalhadores. 

Outro ponto importante é buscar um clima organizacional saudável, favorecendo o melhor desempenho e aprimoramento das relações entre colaboradores. Isso pode diminuir os casos de transtornos psicológicos. 

O ambiente da empresa deve ser aberto e confiável, permitindo ao trabalhador expor questões e processos que estão acontecendo na empresa. Você pode realizar um mapeamento da situação para identificar pontos de atenção.

Ter momentos de discussão e diálogo entre a equipe no dia a dia da empresa é fundamental. A comunicação entre liderança e liderados é fator que ajuda e até previne problemas relacionados à saúde mental. 

Caso seja viável para asua empresa, implemente um plano de saúde para os seus colaboradores. Esse é um benefício que pode contribuir para a prevenção da saúde mental. Pesquisa realizada pela Fractl, em 2021,  indicou que cerca de 90% dos entrevistados passaram a dar mais valor a este benefício depois da pandemia.

Quais são as principais causas de transtornos psicológicos no trabalho?

As principais causas de transtornos psicológicos no trabalho estão relacionadas a altos volumes de trabalho ou a limitações de tempo. Além disso, exigências contraditórias, falta de clareza quanto ao papel a ser desempenhado e ausência de reconhecimento são fatores que influenciam na saúde mental das pessoas. Por fim, uma comunicação deficiente e uma cultura organizacional mal gerida também são causas de transtornos psicológicos no trabalho.

Uma pesquisa da Occupational Safety and Health Association (OSHA) aponta as seguintes causas mais comuns de estresse relacionadas ao trabalho:

  • 72% reorganização do trabalho ou insegurança;
  • 66% extensos horários de trabalho ou volume de trabalho excessivo;
  • 59% intimidação ou assédio no trabalho.

Todos esses dados mostram que a saúde mental é uma discussão séria. A empresa que demonstra preocupação e cuidado, também mostra que se importa com as pessoas e com a sustentabilidade do seu ambiente de negócios. Lembre-se que a saúde dos colaboradores afeta diretamente o rendimento da organização.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?