this is an h1

this is an h2

Sat Mar 11 05:01:33 BRT 2023
Finanças | FLUXO DE CAIXA
Controle de caixa para moda: como vender mais

O fluxo de caixa considera as saídas e entradas financeiras. Entenda a importância e saiba como fazer um.

· 10/02/2023 · Atualizado em 11/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O controle das finanças é essencial para o crescimento do seu negócio. Por isso, é importante entender como elaborar um fluxo de caixa, ou seja, o controle dos valores das entradas e saídas financeiras. 

 

O resultado da operação indicada acima corresponde ao saldo diário do negócio.

Além de demonstrar o controle financeiro de um período definido, o fluxo de caixa no varejo de moda deve olhar para o futuro, prevendo se existe algum problema à vista.

Ferramentas que ajudam na gestão do varejo de moda

É preciso saber como ser cuidadoso e econômico com as suas finanças. Se você é um empreendedor, independentemente do ramo, existem alguns procedimentos, ferramentas e práticas que ajudam bastante nesse gerenciamento.

O controle de caixa é simplesmente uma planilha, em que todos os dias você registra de um lado as saídas financeiras (seus pagamentos, investimentos, impostos, custos operacionais e administrativos, compra de estoque), e também as entradas realizadas (vendas, rendimentos de aplicações, etc). Com esse controle é possível visualizar como estão suas finanças no momento presente e no futuro.

 Conhecendo sua real condição financeira, você pode, por exemplo:

  • aplicar: fazer render ou investir, de alguma outra forma, o dinheiro disponível.
  • captar: obter dinheiro a tempo de cobrir algum compromisso futuro para o qual você ainda não esteja preparado

 

Você pode usar um simples livro-caixa mais tradicional, adquirido em boas papelarias da cidade e preenchê-lo manualmente, ou usar a ferramenta Excel no seu computador que, ao ajudar com o cálculo automático das operações, reduz a margem de erro dos resultados finais.

Uma boa dica é separar os gastos fixos, como aluguel, salários ou pró-labore, contas de luz, etc, das despesas relacionadas aos produtos, como custos de tecidos e aviamentos, pagamentos de costureiras, etc., que são os chamados custos variáveis. Estes variam ao longo do ano dependendo das fases comerciais de lançamento de coleção ou de promoções.

É importantíssimo separar o dinheiro do seu negócio e o seu próprio. Se você trabalha pelo seu negócio, deve ganhar uma remuneração chamada de pró-labore. É um tipo de gasto que o empreendedor costuma esquecer de controlar, mas que deve ser anotado no controle de caixa como gasto mensal. De preferência estipule um valor fixo, para que você consiga gerir melhor suas contas.

 

Como o controle de caixa melhora as vendas

Preenchendo a planilha você observa em qual período há o maior recebimento à vista. Assim, é possível saber quando seus clientes recebem seus salários e adiantamentos, e fazem compras e contratam serviços. Se você sabe dessa concentração de vendas, pode aproveitar para criar promoções em outros períodos, quando o movimento for mais fraco.

  • Saiba como controlar a circulação do dinheiro na sua empresa e melhorar a gestão financeira com o curso EAD do Sebrae. Confira aqui.
  • Controle todas as entradas e saídas financeiras da sua empresa com este conteúdo que separamos para você. Nele há uma planilha que ajuda a fazer o fluxo de caixa da sua empresa. Acesse aqui.
  • Confira este artigo, de um especialista em auditoria e suporte a transações, que mostra como fazer do fluxo de caixa um elemento cotidiano de gestão e planejamento.
FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora