this is an h1

this is an h2

Fri Nov 25 02:29:48 BRT 2022
Cooperação | COOPERATIVA DE HABITAÇÃO
Cooperativa habitacional realiza sonho de casa própria com custo menor

Modalidade é de livre associação e facilita compra ao desconsiderar análise de crédito e fazer cobrança sem juros como em financiamentos comuns.

· 26/09/2022 · Atualizado em 25/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As cooperativas habitacionais são a forma que muitos brasileiros encontram para, enfim, realizarem o sonho da casa própria sem burocracia e sem pagar as altas taxas de juros cobradas em financiamentos imobiliários. A modalidade representa 39% das 263 obras de infraestrutura feitas em cooperação em 2021, ou 103, segundo o Anuário Coop 2022. 

São mais de 1,2 milhão de pessoas que estavam com adesão ativa a uma associação de infraestrutura no ano passado. Os ativos nesse segmento chegavam a R$ 6,2 bilhões, alta de 23% em relação a 2020. 

Nesse total, há cooperativas que prestam serviços em ramos como distribuição de energia elétrica, saneamento básico, telecomunicações, construção civil, irrigação e habitação.

Vantagens do modelo

  1. Não há juros de financiamentos;
  2. Não há intermediários;
  3. Valor da construção é próximo ao de custo;
  4. Cooperados são donos do empreendimento;
  5. Não há análise de crédito;
  6. A adesão é aberta a todos.

Intercooperação

A intercooperação (quando duas ou mais cooperativas fazem negócios entre si) costuma facilitar a construção. Há a modalidade de assessoria técnica e também a financeira, por meio de cooperativas de crédito. Nesse último cenário, 44% das 263 obras de infraestrutura, ou 116, buscaram recursos em bancos cooperativos. 

Outra vantagem é que pessoas que desejam investir no mercado imobiliário também costumam aderir a cooperativas habitacionais.

Como funciona

As cooperativas habitacionais são formadas de três maneiras. Uma opção é quando profissionais, técnicos e trabalhadores da construção civil reúnem-se para construir residências, seja para uso próprio ou para comercialização. Outra forma é quando um grupo de pessoas faz um mutirão para construir casas para os associados. Por fim, esse tipo de associação pode ser promovido por pessoas que se dedicam à construção de casas para financiamento de outros.

As cooperativas são regulamentadas pela Lei nº 5.764/1971. Contudo, pelo valor investido, é importante tomar precauções. Antes de aderir, é preciso checar se estão registradas na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o que é obrigatório, ou na equivalente de cada estado. Assim, passam a seguir a legislação do setor e garantem maior segurança aos associados de que o projeto será executado.

A cooperativa começa com a compra de um terreno adequado para a construção das casas. Os cooperados contribuem mensalmente para adquirir os recursos e recebem as casas após a construção. O valor da contribuição e a forma com que as casas serão distribuídas podem variar. 

Entrega de chaves

Todos os custos são administrados diretamente pela cooperativa e apresentados aos associados em assembleias, para aprovação. À medida que as unidades são concluídas, começa-se a entrega das moradias. 

A escolha da ordem de recebimento dos cooperados é feita em assembleias, seja por sorteio ou pela antecipação de parcelas. Todos precisam contribuir até que o último também realize o sonho da casa própria.

Saiba mais 

O que é e como formar uma cooperativa?

Os princípios do cooperativismo


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?