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Cooperação | COOPERATIVA
Cooperativas adotam e-commerce para impulsionar vendas

Combinando lojas físicas e e-commerce, as cooperativas ampliam sua capilaridade de atuação

· 26/09/2022 · Atualizado em 30/09/2022
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As cooperativas brasileiras têm adotado estratégias da nova economia para aumentar suas vendas. Uma delas é ampliar sua presença no mundo digital, criando um e-commerce. Abreviação de electronic commerce, o comércio realizado de forma on-line já era uma ferramenta de vendas consolidada no Brasil, mas explodiu na pandemia de covid-19, quando as lojas virtuais mais que dobraram suas vendas, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). 

Com as vendas pela internet, as cooperativas não só entendem as necessidades dos cooperados e clientes, como ampliam sua capilaridade de atuação. O e-commerce rompe limitações geográficas, permitindo que produtos e serviços sejam comercializados para um determinado público, em qualquer região. E as lojas virtuais conquistam os consumidores pela praticidade. 

Por meio de uma loja virtual, os clientes também têm a chance de buscar mais informações sobre um produto ou serviço ofertado pela cooperativa. Por isso, é essencial fornecer descrições detalhadas, atualizadas e que respondam às principais dúvidas do consumidor de forma clara e objetiva. 

Dá até para incluir fotos e vídeos, tornando os anúncios muito mais interativos e completos. A descrição do produto para e-commerce permite ressaltar as qualidades e benefícios do que está sendo comercializado, além de posicionar a cooperativa no mercado e facilitar o fechamento da venda pela internet. Com um e-commerce, todos os produtos e serviços permanecem disponíveis para o público, independentemente do horário de funcionamento da cooperativa.

Cooperativismo entre pequenas empresas

Em um cenário cada vez mais competitivo, a cooperação entre empresas de pequeno porte também pode ser uma estratégia eficiente para fortalecê-las. Estabelecer parcerias para fazer compras, pesquisas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades pode tanto valorizar os produtos e serviços das empresas cooperadas quanto garantir a sustentabilidade delas. Este artigo do Sebrae explica como o cooperativismo entre lojas virtuais pode aumentar o faturamento.

Apesar do sucesso das vendas on-line, se você tem uma loja física, é importante mantê-la funcionando. As pessoas tendem a confiar muito mais em marcas que têm presença física e virtual. O ideal é integrar as lojas on-line e off-line para garantir uma experiência de compra completa aos consumidores. 

Confira três dicas simples para integrar suas lojas:

1. Ofereça a possibilidade de retirada de produtos comprados on-line diretamente na loja física;

2. Mantenha os preços e as promoções iguais em ambas as lojas;

3. Permita a troca e/ou a devolução de produtos adquiridos on-line na loja física. 

Antes de embarcar no mundo digital, para conquistar mais diferenciais competitivos, faça um planejamento estratégico bem detalhado, considerando a concorrência, a segurança logística e o perfil e a experiência do cliente.

Embora todo esse processo de compra e venda on-line seja simples, sabemos que o ambiente digital pode ser desafiador para alguns empreendedores. Por isso, apostar em um marketplace é uma boa opção, sobretudo para empresas que ainda estão dando seus primeiros passos no comércio eletrônico e o mesmo acontece com as cooperativas. 

Saiba que as vantagens de vender em marketplace são inúmeras. Mas, para que o seu negócio seja bem-sucedido na web, é fundamental buscar um parceiro confiável. Ele precisa oferecer serviços de qualidade, que facilitem o dia a dia e potencializem as vendas.

Vale destacar que é necessário avaliar as opções de frete, as formas de pagamento e a hospedagem de sua loja virtual antes de iniciar seu e-commerce.

Ficou claro que existem diversas vantagens em apostar nas vendas on-line, não é mesmo? Agora que você já sabe mais sobre o assunto, lembre-se de realizar um planejamento estruturado antes de embarcar no mundo digital. Depois, é só colher os frutos do investimento!

Saiba mais

O Sebrae preparou uma série de guias práticos para inovar e impulsionar o negócio da sua cooperativa em momentos difíceis. Marketing digital, e-commerce, teleatendimento, aulas on-line e novas formas de trabalhar são alguns dos temas tratados. Faça download do e-book E-commerce: como sua coop pode fazer vendas on-line e crie já sua loja virtual.


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