this is an h1

this is an h2

Wed Nov 23 22:01:57 BRT 2022
Cooperação | IMPACTO SOCIAL
Cooperativas de turismo e lazer ajudam a preservar comunidades

Cooperativas de turismo e lazer organizam comunidades para disponibilizar espaços turísticos, passeios e acomodações de maneira econômica, prazerosa e educativa

· 18/11/2022 · Atualizado em 23/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O principal objetivo das cooperativas de turismo e lazer é organizar as comunidades para disponibilizar espaços turísticos, passeios e acomodações de maneira mais econômica, prazerosa e educativa para a população em geral, gerando empregos, desenvolvimento e preservação para as diferentes regiões brasileiras.

O cooperativismo é um movimento socioeconômico que une desenvolvimento com bem-estar social e transforma a economia do país. No Brasil, hoje, são mais de 6,5 mil cooperativas e 338 mil funcionários para atender 11 milhões de associados, beneficiando 36 milhões de brasileiros. São 13 ramos de atividades, entre elas o turismo e lazer.

No geral, as cooperativas visam à prestação de serviços sem fins lucrativos aos seus associados, e seus objetivos sociais podem estar ligados a diversos setores. No Brasil, são 13 as atividades cooperativistas, que vão desde o agronegócio, saúde, transportes até as cooperativas de turismo e lazer.

Como todo o território nacional tem grande potencial turístico, o interesse pela criação deste modelo de cooperativismo cresceu e foi oficializado em 2001 por um convênio entre o Ministério dos Esportes e Turismo e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em que dez estados foram escolhidos para implantar o projeto “Turismo Rural Cooperativo”. Dentre eles, o Paraná, que foi o primeiro e único a conseguir formar uma cooperativa no setor de turismo e lazer, a Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur). 

Constituída em 2004, na sede da Cooperativa Batavo, a primeira cooperativa de empreendedores de turismo do Brasil começou com a participação de oito municípios: Colônia Witmarsum, Carambeí, Colônia Castrolanda, Tibagi, Arapoti, Sengés, Prudentópolis e Colônia Entre Rios. Foram reunidos cerca de 80 associados entre hotéis, restaurantes, atrativos organizados, guias e condutores, artesãos, grupos folclóricos e outros empreendedores do trade turístico, presentes em 14 cidades. 

Com o seu trabalho, a Cooptur fortalece a atividade turística como um todo, gerando renda, riqueza e desenvolvimento sustentável aos cooperados e às comunidades paranaenses.

Como funcionam as cooperativas de turismo e lazer

O cooperativismo de turismo e lazer é composto por cooperativas que prestam serviços de hotelaria, lazer, entretenimento, esporte, artísticos e eventos. Podem contribuir significativamente para a geração de oportunidades de trabalho, para a distribuição da renda, para a preservação do meio ambiente e para o resgate da cidadania.

Por meio das cooperativas de turismo e lazer, é possível preparar as comunidades para receber os turistas e mostrar o que as regiões brasileiras têm de melhor, desenvolvendo o turismo local e oferecendo ao visitante conforto, beleza, qualidade e segurança. O objetivo do cooperativismo é aproveitar o potencial natural dos territórios onde está instalado e gerar renda para as próprias comunidades.

No setor de turismo e lazer, o associativismo pode atuar nos ramos de transporte, como os serviços de transfers e passeios de bugue, por exemplo, trabalho, produção de bens e serviços e consumo.

Sobre o cooperativismo

As cooperativas são pessoas jurídicas de direito privado, constituídas por meio de um estatuto em que os interessados em participar unem-se em busca de um objetivo comum. Embora sejam classificadas como sociedades simples, o registro de seu estatuto e da ata de assembleia de constituição deve ser feito na junta comercial do estado onde estiver sediada. As cooperativas são obrigadas a obter também a inscrição no CNPJ, perante a Receita Federal, indicando a natureza jurídica 214-3 - Cooperativa.

Em relação à Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE), o enquadramento deve ser feito com base em códigos que acobertam as atividades desenvolvidas na área do turismo e do lazer. As cooperativas precisam, ainda, verificar seus registros na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e no sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor de turismo, o Cadastur, disponibilizado pelo Ministério do Turismo.

Agora que você já conhece o funcionamento e as vantagens do cooperativismo, que tal expandir seus negócios de maneira vantajosa associando-se a uma cooperativa de turismo e lazer? 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?