this is an h1

this is an h2

Wed Aug 03 03:03:27 BRT 2022
Cooperação | ATIVISMO
Cooperativismo rima com defesa do meio ambiente

Compromisso das cooperativas com o desenvolvimento local inclui iniciativas de defesa do meio ambiente.

· Atualizado em 03/08/2022
Imagem de destaque do artigo

A origem das cooperativas, quase sempre a partir de uma categoria profissional ou uma atividade econômica regional, faz com que elas estejam permanentemente comprometidas com o desenvolvimento local. E quem fala em desenvolvimento local sustentável refere-se também à preservação do meio ambiente.

O compromisso ambiental do cooperativismo segue duas grandes trilhas. A primeira são as atividades de preservação ambiental, de recuperação ou mitigação de danos, desenvolvidas por cooperativas de todos os ramos.   

A segunda trilha são as cooperativas estruturadas em torno de atividades ambientais – de catadores de materiais recicláveis, de recuperação de áreas degradadas etc.

Ações ambientais

As cooperativas agropecuárias estão na vanguarda da recuperação ambiental na zona rural do Brasil. Um caso de sucesso, entre centenas de outros, é o da Cooperativa Dália de Alimentos, de Encantado (RS). A Dália patrocina um ambicioso projeto de logística reversa de embalagens, que retira centenas de toneladas de resíduos do meio ambiente. E também vem promovendo o reuso de efluentes, ao lado do aproveitamento da água de chuva.

Uma das maiores cooperativas brasileiras, a Aurora, com sede em Santa Catarina, aposta na educação ambiental. E, entre outras iniciativas, mantém um curso de formação de voluntários multiplicadores. Além de ter criado o Prêmio Escola Cidadã, que reconhece as melhores iniciativas ambientais de estudantes e professores.

Cooperativas técnicas

No Paraná, a Cooperativa Agrária Industrial mantém o projeto Mata Verde, de recuperação da cobertura vegetal. E a implementação do projeto está a cargo da Cooperativa dos Técnicos de Preservação Ecológica de Guarapuava (Coap). 

Atuando da mesma forma que a Coap, a Cooates, de Barreiro, em Pernambuco, foi contratada pelo poder público para liderar as iniciativas de mitigação dos danos ambientais associados à ampliação do porto de Suape, hoje um dos mais importantes do Brasil. A Cooates replanta anualmente na região cerca de 450 mil mudas de 80 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, como pau-brasil, ipê roxo e amarelo.

Reciclagem de resíduos

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, funcionavam em 2018, em todo o Brasil, 1.153 cooperativas de coleta e reciclagem. Elas respondiam pela remoção de 30,7% dos resíduos sólidos efetuada no país.

Já o Anuário da Reciclagem 2021, a partir de informações recolhidas junto a cooperativas de todos os estados brasileiros, concluiu que as 358 que responderam à pesquisa geravam perto de dez mil postos de trabalho, 54% dos quais, para mulheres. 

A estimativa do anuário é de que essas cooperativas respondam pela reciclagem de pelo menos um milhão de toneladas de resíduos sólidos a cada ano. E que a comercialização desse material represente um faturamento de R$ 800 milhões. 

Como você vê, as cooperativas brasileiras estão mostrando o quanto o Brasil pode fazer pela preservação do meio ambiente, ponto fundamental da construção de uma economia sustentável. Vamos seguir essa trilha?


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?