O Cred+ é um importante programa que auxilia muito as MPEs e os MEIs, simplificando e facilitando a busca por crédito e outros produtos financeiros.

O que é o Cred+
O Cred+ é um programa do governo federal, com apoio do Sebrae, que busca simplificar o processo de obtenção de produtos e serviços financeiros, desburocratizando a relação entre os micro e pequenos empreendedores e as instituições financeiras, sendo mais uma importante ferramenta para auxiliar na gestão dos seus negócios.
Por meio da plataforma Cred+, o empreendedor pode realizar solicitações para diversas instituições financeiras simultaneamente, usando apenas o seu computador ou smartphone.
O Cred+ não é um programa ou plataforma de concessão de crédito, mas de facilitação do acesso aos serviços oferecidos pelas instituições financeiras cadastradas, para que estas recebam e analisem as propostas dos empreendedores.
Quais empreendedores podem se beneficiar do programa Cred+
O programa é destinado aos Microempreendedores Individuais (MEIs), às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e aos artesãos. Para participar, o empreendedor deve estar com o cadastro atualizado no Portal do Empreendedor.
Vantagens e facilidades que o Cred+ oferece
O Cred+ funciona como um centralizador de solicitações de crédito. Assim, o empreendedor preenche apenas uma proposta que envia para quantos agentes financeiros quiser e aguarda o retorno com as propostas das instituições financeiras. Dessa forma, o proponente apenas precisará ir ao banco para realizar a assinatura do contrato caso receba alguma proposta compatível com suas necessidades. Com isso, o empreendedor economiza tempo e dinheiro e pode se dedicar ao seu negócio. Esse processo facilita o trâmite da sua solicitação e garante que você possa ter acesso a diversas soluções de maneira simultânea e totalmente eletrônica.
Como funciona o Cred+
Por meio do Portal do Empreendedor, o MEI, a MPE ou o artesão acessa o Cred+ e cadastra uma solicitação de produtos e serviços financeiros, indicando que tipo de solução precisa para seu negócio. Essas solicitações são encaminhadas para as instituições conveniadas escolhidas pelo proponente, juntamente com sua documentação pessoal e empresarial.
Veja os passos para se beneficiar do Cred+
Primeiro é preciso fazer um planejamento financeiro detalhado e verificar a real necessidade de obtenção do crédito. Concluindo que há necessidade, o pretendente ao crédito precisa acessar o Programa Cred+ no Portal do Empreendedor, clicar no botão “Faça sua solicitação” e cadastrar a proposta, descrevendo suas necessidades de empréstimo, financiamento ou serviço financeiro.
O acesso é realizado por meio da conta gov.br. Caso não tenha, clique em conta gov.br e cadastre-se. É necessário atualizar/revisar seus dados cadastrais e de sua empresa e preencher o formulário de solicitação do próprio sistema.
Documentos que devem ser apresentados para se beneficiar do Cred+
Os bancos e agentes financeiros conveniados exigem todos os documentos legais do empreendedor e da empresa, tais como RG; CPF; Comprovante de Residência; Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI); comprovação de que está em dia com as contribuições DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a DASN-Simei (Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual).
Será preciso adicionar a cópia destes documentos pessoais e da empresa no momento da solicitação do crédito.
Dependendo do tipo/modalidade de crédito pretendido, a instituição financeira pode pedir que seja apresentado um Plano de Negócio, um Projeto de Investimento ou uma Proposta de Crédito/Financiamento para realizar a análise de crédito. As Certidões Negativas de Débitos (CND) comprovando a regularidade da empresa perante os órgãos tributários federal, estadual e municipal, INSS e FGTS também podem ser solicitadas. Importante lembrar que para a maioria das operações o CPF do empreendedor e o CNPJ do MEI precisam estar sem restrições cadastrais.
Custos, taxas, prazos de financiamento e de garantia do Cred+
Os custos, taxas, prazos, garantias e condições das operações são disponibilizados e ofertados pelas instituições financeiras credenciadas e cadastradas no programa e devem ser negociados diretamente entre o empreendedor proponente e a instituição.
Saiba mais
Acesse o Portal do Empreendedor e veja as Instituições Participantes do Cred+. Veja o Tutorial de acesso ao Cred+ que o Sebrae preparou.
O Sebrae possui diversos cursos on-line e gratuitos que podem ajudar você no seu negócio. Conheça alguns destes cursos: Acesso a crédito; Microcrédito consciente; Como captar recursos para o seu negócio; Gestão financeira; Como elaborar um Plano de Negócio.
Este artigo é parte da série de 5 artigos com o tema Crédito para MEI. Leia os outros títulos dessa série: 1. Planejamento; 2. Muitas opções de crédito para o MEI; 3. Fampe; 4. Pronampe.
Fontes:
1. Empréstimo para MEI: conheça as vantagens e riscos
2. Parceria Caixa e Sebrae Você conhece as linhas de crédito para MEIs e MEs?
3. BEM (22/07/22) - Crédito Pronampe, DASN-MEI, Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
4. Programa Juro Zero para o MEI
5. Crédito para empresas no Brasil II – MEI
Foi um prazer te ajudar :)