this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Finanças | CRÉDITO
Crédito para Startups

Conheça as duas modalidades de crédito para startup: investidor anjo e smart money

3 min de leitura · Atualizado em 16/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quais são as diferenças de crédito de startup, onde temos 2 tipos de crédito: crédito para investimentos proporcionado por investidores capitalistas e crédito bancário

Definindo crédito para startup temos que: você tem uma empresa, oriunda de uma startup. Esta empresa já está constituída com CNPJ. Acha que nesta empresa, como foi criada com uma ideia inovadora com base tecnológica (uma startup), pensa que já pode buscar um investidor anjo. Pela cientificidade do empreendedorismo digital, e pelas exigências complementares dos investidores anjo, isto não basta. 

Os investidores anjo não estão em busca de ideias, pois não param de receber muitas ideias a todos os momentos de vários startupeiros criativos. 

Eles querem fazer investimentos em negócios que já estejam em prática e prontos para serem escalados, por exemplo uma empresa em funcionamento com demanda reprimida, com clientes em carteira e um promissor faturamento. Empresas que com pequenos investimentos, atingem uma grande receita com grande quantidade de clientes - escalável, estas são uma das premissas dos investidores anjo se interessarem em aportar capital naquela empresa.   

Então crédito para startup funciona mais ou menos assim, você já tem algo pronto, funcionando e está precisando de um empurrão, Este empurrão pelos investidores anjos só é dado a partir de um planejamento estratégico bem definido, com evidentes diferenciais competitivos, objetivando sempre uma maior lucratividade. 

Existem duas modalidades de investimentos feitos por investidores: uma é o Smart Money e o outro o investidor anjo. 

O investidor anjo só vai lhe dar algum recurso, em troca de algumas ações/cotas da sua empresa. Ele vai ajudar a alavancar, crescer o seu negócio, pois tem muito interesse no crescimento organizacional, uma vez que ele também vai ganhar com o crescimento.

No Smart Money, o investidor já tem alguma experiência na área do negócios, além de poder dar dicas burocráticas, de negociação, entre outras. Ele também possui uma rede de parceiros, grande rede de conhecidos (networking), que vai poder ajudar a alavancar o negócio em que ele está investindo.  

Nas duas formas, os investidores querem que você fique focado no seu negócio, pois acreditam na sua competência empresarial, e dependendo do retorno do investimento eles serão sócios por médio ou longo prazo. Mas normalmente o objetivo dos investidores, tanto do investidor anjo, quanto dos investidores que seguem o smart money, é estudar o negócio profundamente e verificando a sua consistência de lucro, a partir deste estudo, eles vão auxiliar alavancar o negócio colocando dinheiro e após issos as suas ações podem ser: vender, pegar a sua participação e ir embora e continuar a investir em outro negócio, começando um novo ciclo em outra startup. 

Tentar conseguir crédito para investimento em startups em instituições financeiras é outra forma de se conseguir dinheiro para o seu negócio, uma vez que você cria um projeto, elabora um plano de negócio e se desloca para os bancos para conseguir o investimento necessário destinado a um fim. Só que é um erro fatal pensar que o dinheiro solicitado vai cair na conta rapidamente. Esta modalidade de investimento em instituições bancárias, exige muita burocracia e garantias, pois o banco também lida com o risco de inadimplência.  

Olhando para o lado de pegar dinheiro emprestado em bancos para investimentos em startups, é muito difícil de se conseguir em um estágio inicial, em que o seu negócio se encontra com a necessidade de alavancar para crescer. A menos que você tenha um lastro financeiro, uma aplicação, imóveis como garantia. 

As instituições financeiras chamam esta operação de empréstimo de longo prazo com taxas subsidiadas. 

No caso de investidores, como falamos anteriormente, para aportar capital, eles vão querer participar, com a experiência que têm da operação do negócio.  Eles vão querer interferir na governança, sendo que tudo o que se refere a finanças, deve estar comprovado e convergente com o seu plano de negócio.  Em geral para empresas de médio e grande porte, como elas têm como um dos principais objetivos expandir o seu negócio, a opção de investimentos que eles necessitam é para a compra de equipamentos para aumentar a produção. 

Fazendo uma comparação, o crédito bancário é um pouco mais caro do que o crédito oferecido pelos investidores, mas para compensar esta situação, os bancos oferecem nas suas prateleiras facilidades indiretas como: 

- desconto de cheque 

- desconto de duplicatas 

- Antecipação de cartão de cheque 

- estruturação de recebíveis 

- capital de giro 

- Conta garantia, entre outros.

O crédito bancário é um crédito de operações estruturadas com a amarração e uma garantia de um recebível.  

É mais rápido e mais prático, do que pedir crédito para investidores.  O crédito oferecido pelas instituições bancárias, pode ser utilizado em empresas recém abertas, o que não é tão comum, pois depende de quem é o empreendedor startupeiro, seu perfil, e caso tenha, quem são os acionistas, assim como depende do lastro financeiro que ele tem na pessoa física.

Saiba Mais:

Como obter financiamento para startup 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.