Primeiramente, é essencial que você empreendedor tenha em mente que uma crise não dura para sempre e em algum momento ela vai acabar.

O mercado de moda e vestuário é amplo, englobando confecções e opções variadas como moda adulto, moda infantil, moda feminina, masculina e neutra também. Esse setor também engloba as multimarcas, lojas de departamento e varejo.
Por existirem tantas opções em um único setor, os desafios podem ser maiores ou menores para cada segmento.
Para falar sobre crise, é necessário refletir: é crise ou oportunidade?
Falando sobre oportunidade, iniciativas empreendedoras terão mais chances de sucesso se focarem em uma oportunidade.
E uma oportunidade é mais do que apenas uma boa ideia, ela surge quando você oferece algo que atenda às necessidades de alguém. Ela também considera a demanda e os recursos necessários para colocá-la em prática até a obtenção de êxito.
Qual a chave para o sucesso em tempos de crise, então?
- Ideias podem transformar-se em negócios, quando oportunidades são identificadas e aproveitadas;
- Planejar-se, sair da zona de conforto e possuir um diferencial competitivo.
Como em todo negócio, no setor da moda e vestuário também é necessário que você faça o planejamento e a organização financeira da empresa.
Para que a gestão financeira seja realizada de forma eficiente, é necessário planejar e analisar suas finanças, otimizar os recursos financeiros disponíveis, manter o equilíbrio entre os créditos e as cobranças, manter o controle do caixa e o controle das contas a receber e a pagar.
Benefícios de uma gestão eficiente:
- Planejamento futuro;
- Redução de despesas;
- Conhecer com clareza os custos da operação;
- Conhecer os elementos que compõem os preços;
- Entender o que é margem de contribuição;
- A importância de calcular o preço de venda correto;
- Encontrar o ponto de equilíbrio operacional.
Analisar a demanda pelo produto a ser ofertado por meio de uma pesquisa de mercado e considerar a sua disponibilidade de recursos são partes integrantes do planejamento.
Ou seja, planejar com antecedência é sinônimo de minimizar riscos. Quanto maior o risco, maior o planejamento e organização.
Porém, não existe fórmula para o enfrentamento de crises financeiras no setor de moda e vestuário, mas listamos dicas que podem te ajudar.
- Qual a origem das dificuldades financeiras?
Pode ser que o problema esteja nos custos variáveis diretos e indiretos, nas despesas operacionais e nos gastos extraordinários do seu negócio. É necessário identificar o problema nessa etapa.
- O que fazer com as dívidas?
O primeiro passo para o empreendedor será realizar o pagamento de suas dívidas, mesmo se constarem juros mais altos. Assim, os gastos com juros diminuirão ao longo do tempo.
Atenção: pagar uma dívida mais cara e endividar-se novamente poderá aumentar seus problemas financeiros. Então, considere oferecer uma boa garantia para obter juros mais baixos.
Como conseguir juros menores?
- Negocie prazos maiores com os fornecedores;
- Caso esteja utilizando linhas de crédito caras, procure renegociá-las com juros e prazos mais adequados;
- Converse com o gerente e quite as dívidas mais caras em outras instituições;
- Reduza custos e despesas sem comprometer o padrão da empresa.
Antes ou mesmo durante um momento de crise, fazer o fluxo de caixa para identificar prioridades financeiras e tomar decisões mais claras é medida essencial para o empreendedor. Saiba como fazer o fluxo de caixa da sua empresa.
Curso - Educação financeira empresarial.
Foi um prazer te ajudar :)