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Thu Aug 24 13:14:10 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
De funcionária a empreendedora de um salão de beleza

A história inspiradora da empreendedora Patrícia Prolo que trabalhou por anos em salões de beleza, e buscou capacitação, antes de ter o seu negócio dos sonhos.

· 24/02/2023 · Atualizado em 24/08/2023
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Desde muito jovem, Patrícia já se identificava com o mundo da moda e da beleza. Aos 13 anos, sua paixão era a maquiagem. Tempos depois, abriu sua primeira loja de roupas. Depois, trabalhou em alguns salões de beleza, até que conseguiu abrir seu próprio negócio de beleza. Hoje, aos 44 anos, em seu Studio Patrícia Prolo, localizado no Distrito Federal, conta com a parceria de profissionais que trabalham com sobrancelhas, cabelos, maquiagem e unhas. 

Patrícia decidiu abrir o seu salão de beleza, quando, há seis anos, percebeu que no salão onde trabalhava, já estava gerenciando o negócio que não era dela, além de realizar os atendimentos. Foi nesse momento que ela se deu conta que precisava buscar novos caminhos para a carreira. Então, cinco anos atrás, nascia o Studio Patrícia Prolo.

No salão de beleza, ela sempre preza pelo conforto de suas clientes, buscando as melhores maneiras de atendê-las e deixá-las confortáveis. A princípio, Patrícia trabalhava com maquiagem, mas ela se deu conta que somente esse tipo de serviço não seria o suficiente para manter o negócio, por isso ela adicionou a área de cuidado com as sobrancelhas no seu estúdio, que se tornou o carro chefe da empresa. 

Para o controle de estoque, ela usa algumas táticas: como ela atua na área da maquiagem, tem consciência do que é preciso repor. Já na área de cabelos existe um controle de estoque, com baixa de produtos que estão sendo utilizados, dessa forma é possível ter dimensão do que precisa ser reposto imediatamente. Na área de manicure, são as próprias profissionais que têm dimensão do que é preciso ser resposto.

Patrícia procura sempre se manter antenada e trazer novos produtos para as clientes. Ela gosta de viajar para poder explorar essas novidades, “para isso é preciso ter um olhar clínico e estar sempre atenta ao mercado”, recomenda. 

Ela também destaca a importância dos cursos de profissionalização para desenvolver outras capacidades que são importantes dentro de um salão de beleza. Por exemplo, ela fez cursos de especialização em sobrancelhas, mas também assistiu às aulas relacionadas à micropigmentação e maquiagem. A cada ano ela procura realizar, pelo menos, um a dois cursos para reciclar, renovar e adquirir novos conhecimentos, “porque o empreendedor não pode parar”, lembra. 

Abertura e manutenção de um salão de beleza 

Quando Patrícia decidiu abrir o seu salão de beleza, ela já tinha um valor para investir na reforma do lugar, que antes abrigava uma loja de vestidos. Ela sabia desde o início que, apesar de ter uma previsão de gastos com a obra, ela poderia gastar muito mais, pois sempre aparecem imprevistos nesse tipo de orçamento. Então, ela se doou por completo para concluir o projeto, mesmo sabendo que poderia colher esses frutos depois de dois anos. 

Alguns funcionários do estúdio são contratados pelo regime CLT e outros são através de contrato de parceria profissional pela Lei Salão Parceiro, com registro de MEI, recebendo sua cota parte, que é um valor percentual sobre os serviços realizados acordados entre as partes. 

A seleção dos funcionários do Studio Patrícia Prolo geralmente é feita por indicação. Ela sempre procura nos candidatos estabilidade nas empresas em que trabalhou anteriormente, trabalhos desempenhados e princípios.

“É normal que aconteçam problemas e conflitos, nem tudo é um mar de rosas, por isso é importante ter em mente a solução para o problema do cliente ou do colaborador e não fomentar mais”, ensina. 

Para cuidar do marketing da empresa, o Studio possui um profissional responsável pelos posts nas redes sociais, pois todos os colaboradores fazem a filmagem dos serviços prestados as clientes. O Instagram é o carro-chefe da divulgação do espaço e também funciona como ótima ferramenta de portfólio. 

Patrícia dá dicas para quem quer empreender no mundo da beleza: “Primeiramente, ganhe experiência em um estabelecimento, para vivenciar o dia a dia, aprender os detalhes e fazer clientela, por uns dois anos, para conseguir ter uma boa noção do negócio. Também é importante capacitar, para que dessa forma você consiga abrir um negócio de sucesso”.

O Sebrae traz mais informações sobre os  10 fatores-chave para o sucesso em salões de beleza.

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