this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 15:23:07 BRT 2023
Finanças | ANÁLISE DE CUSTO
Depreciação de máquinas e equipamentos: custo ou despesa?

É natural que ocorra a depreciação de máquinas e equipamentos, mas como considerar esse cálculo na empresa? Trata-se de custo ou despesa? Confira!

· Atualizado em 18/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A depreciação de máquinas e equipamentos é um processo natural, pois tudo que é usado acaba desgastando. Enquadrar esse uso como custo ou despesa depende da relação com o processo produtivo da empresa.

Porém, antes de saber a diferença, é preciso entender que todo equipamento tem um ciclo de vida útil. Esse ciclo começa no momento em que a máquina ou equipamento é solicitado pelo setor de compras. Conheça as quatro fases desse ciclo: 

A depreciação de máquinas e equipamentos 

O termo é usado para falar sobre o uso dos equipamentos nas empresas, principalmente nas indústrias. O processo de produção depende dessas máquinas e o uso diário traz desgaste com o passar do tempo.

Como dito anteriormente, não é nada fora do normal, é natural. Porém, é importante entender esse ciclo de vida, pois é uma forma de não ter surpresas com problemas técnicos que podem parar a operação e ainda prever um gasto futuro com uma possível substituição. 

Mas em quantos anos ocorre a depreciação? 

O tempo estimado depende do tempo de utilização e isso muda de acordo com a operação de cada empresa. Também tem o limite de desvalorização do bem adquirido.

O ideal é que se tenha um controle individualizado de cada máquina. Uma dica de organização é ter uma planilha sempre atualizada com a data de aquisição, valor e análises do equipamento.  

Também existe a chamada depreciação fiscal, que segue a Instrução Normativa RFB Nº 1700 da Fazenda. É uma taxa para máquinas e equipamentos de 10% ao ano. Já a depreciação contábil se dá pela vida útil, tendo como base uma reflexão do desgaste do bem adquirido.

Trata-se da CPC 27 e das Normas Internacionais de Contabilidade em que a depreciação do equipamento representa o mais próximo possível da realidade dada às suas condições. 

Afinal, a depreciação de máquinas e equipamentos é um custo ou despesa? 

Considerado um processo natural, as taxas apresentadas podem ser categorizadas como custo se o maquinário for bem empregado na produção ou despesa se não estiver mais ligado ao setor produtivo da empresa.

Para o cálculo de depreciação, deve-se obedecer aos critérios estabelecidos através da Secretaria da Receita Federal no artigo 305 do Imposto de Renda de 1999 (RIR/99). São considerados dez anos para a depreciação de máquinas e móveis. 

Para entender mais sobre a depreciação de bens, acesse aqui um material complementar! 

Mudança organizacional nas IBTs

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?