Livro de Juarez de Paula mostra como o desenvolvimento local é feito por pessoas que residem na localidade e são ousadas o bastante para fazer a diferença.
Em seu livro Desenvolvimento Local. Como fazer?, Jurarez de Paula enfatiza que o desenvolvimento local é feito por pessoas que desejam fazer alguma coisa para mudar a realidade das localidades onde vivem. Segundo ele, "são pessoas inquietas, inconformadas, às vezes rebeldes, mesmo quando silenciosas e discretas.
Pessoas que sabem intimamente, mesmo sem verbalizar, que não há desenvolvimento sem mudanças e que para mudar alguma coisa é preciso parar de repetir o passado e começar, no presente, a inventar o futuro desejado".
O livro conta com oito capítulos nos quais são passados conceitos como Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS), que significa um novo conceito de desenvolvimento e uma nova estratégia para sua implantação. Ensina ainda a sensibilizar e mobilizar a população local pois segundo o autor, não existe desenvolvimento local sem o interesse, o envolvimento, o compromisso e a adesão da comunidade.
A publicação também ensina como instalar o Fórum de Desenvolvimento Local. Esse Fórum deve ser construído de forma efetivamente plural e representativa, deve incluir pessoas da cidade e do campo, políticos, empresários, trabalhadores, donas-de-casa, jovens, católicos, protestantes, evangélicos, espíritas, umbandistas, militantes de diferentes partidos, da situação e da oposição, brancos, negros, mestiços, indígenas, migrantes, enfim, deve incluir toda a diversidade da população local.
Outros capítulos que fazem parte do livro são: Diagnóstico Participativo Local, Plano de Desenvolvimento Local, Agenda Local, Monitoramento e Avaliação, Dificuldades e Desafios.
Conheça a publicação Desenvolvimento Local. Como fazer?
Foi um prazer te ajudar :)