Organizar as finanças pessoais, pensar a longo prazo e se preparar para investimentos e imprevistos são regras de ouro para um empreendedor de sucesso.

A gestão eficiente de uma empresa começa pela educação financeira do empreendedor, que deve entender a importância da disciplina e do controle de suas finanças pessoais. Gerir seu próprio dinheiro é algo de extrema relevância, uma vez que as atitudes tomadas no negócio, invariavelmente, são fruto daquelas que o empreendedor utiliza para gerir suas finanças pessoais.
O primeiro passo é a compreensão dos conceitos e produtos financeiros e, assim, o desenvolvimento de habilidades e competências que tornam o empreendedor mais consciente das decisões que visam ao seu bem-estar.
Quanto à origem da renda, todos os profissionais se enquadram em alguma das seguintes categorias: empregado, autônomo, dono de empresa ou investidor.
- O empregado recebe salário;
- O autônomo recebe honorário;
- O dono de empresa recebe pró-labore;
- O investidor recebe juros de aplicações financeiras, aluguéis de imóveis e dividendos de ações.
Administrar os recursos provenientes dessas origens é o grande desafio para empreendedores de sucesso, em especial nos dias de hoje. Veja algumas dicas de como planejar financeiramente sua vida pessoal e quais atitudes levar para o dia a dia da gestão financeira de seus negócios.
Uma vez que tenha aprendido o comportamento adequado para administrar suas próprias finanças, é chegada a hora de levar o conhecimento para a gestão de seu próprio negócio. Acompanhe algumas dicas de como fazer:
- Separar as despesas da pessoa física da pessoa jurídica: misturar as finanças pode ser extremamente prejudicial para a sua empresa e é um erro bastante comum.
- Fazer um planejamento financeiro e de crescimento da empresa anualmente: é essencial organizar as suas contas para entender como está sendo distribuído cada valor recebido e aonde a empresa pretende chegar.
- Se atualizar sobre o mercado: quando há inovação por parte da empresa, ela começa a dar mais valor a seus produtos e serviços, conseguindo obter uma margem de lucro melhor.
- Colaboradores engajados: são eles que movem uma empresa para a frente. Já o contrário, colaboradores desmotivados e distantes da realidade da empresa, podem trazer prejuízos.
- Implantar ferramentas de gestão financeira: instrumentos que possibilitam o gerenciamento das finanças de uma empresa, podendo ser softwares, planilhas e aplicativos, são aliados valiosos. Comece agora mesmo a utilizar boas ferramentas de gestão. As principais delas estão disponíveis para você. Basta acessar, baixar e iniciar seus lançamentos:
- Planilha de controle de vendas
- Planilha de controle de estoque
- Planilha de controle das entradas e saídas de caixa (Fluxo de Caixa)
- Planilha de apuração do lucro ou prejuízo
Organizar as finanças pessoais é o primeiro passo para que você possa iniciar ou retomar o controle da sua vida financeira e, por tabela, da sua empresa. Não importa quanto dinheiro você tenha ou quanto ganhe, se não se educar financeiramente terá problemas mais cedo ou mais tarde.
Saiba mais:
Saiba como a gestão financeira pode melhorar seu empreendimento
Curso online de gestão financeira
Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800.
Foi um prazer te ajudar :)