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Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Dicas para vender tratamentos capilares no salão de beleza

A venda de tratamentos capilares aumenta o faturamento e atrai clientes, mas requer qualificação profissional e presença digital.

· Atualizado em 24/08/2023
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Todo cabeleireiro já percebeu a dificuldade de convencer clientes a fazerem tratamentos capilares no salão de beleza. A impressão que se tem é que amam mudar a cor, a textura e o corte dos fios, mas não demonstram o mesmo interesse em manter o cabelo saudável.  De acordo com a especialista em Tricologia Integrativa e instrutora de profissionais Josi Figueiredo, essa impressão é real e sua causa tem a ver com o acesso à informação através das redes sociais. "As clientes não se interessam em fazer tratamentos no salão de beleza porque estão assistindo blogueiras no YouTube e aprendendo como tratar o cabelo em casa”, comenta. 

Josi Figueiredo diz que o cabeleireiro precisa se mostrar um profissional qualificado nas redes sociais e no atendimento no salão. A especialista explica que quando as clientes assistem a um vídeo de blogueira famosa enxergam nela uma especialista e que muitos profissionais não estão transmitindo essa imagem por evitarem aparecer nas redes sociais, seja por timidez ou comodidade.  Ela faz uma pergunta aos profissionais : “Você já fez um story de um minuto mostrando a sua cara hoje? É preciso fazer isso diariamente, falando sobre os tratamentos disponíveis no seu salão de beleza ou os produtos que você usa. Assim, ela garante que os salões terão mais clientes interessados em tratamentos”.

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Produtos home care

Outra dica de Josi para quem vende produtos de home care, é destacar as principais características deles nos stories. "Pegue um produto na vitrine do seu salão de beleza e fale sobre os benefícios que ele proporciona aos cabelos." 

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Mudança de atitude e coragem para gravar vídeos e postar stories

Segundo Josi, um profissional da beleza não pode ter vergonha de gravar vídeos, pois enquanto ele está envergonhado, os seus boletos estão vencendo e os seus sonhos estão ficando para trás. "Um simples story pode fazer uma diferença enorme na sua vida! Se continuar escondida da câmera, sua empresa corre o risco de fechar”, argumenta.

Como uma forma de incentivar quem ainda se sente tímido, Josi lembra que a concorrência da profissão é muito alta e somente os que “mostram a cara” na internet são notados hoje em dia. “O seu concorrente está gravando até seis vídeos por dia para apresentar os serviços e produtos que ele oferece e por isso o salão de beleza dele está cheio”, constata a especialista. “Os cabeleireiros mais bem-sucedidos do mercado estão diariamente na internet respondendo dúvidas de clientes ou mostrando serviços, produtos e modelos produzidos por eles”, acrescenta Josi. A especialista conta que ainda era muito tímida quando gravou o primeiro story. “Eu também demorei a vir para a internet, pois também não conseguia sequer me imaginar gravando um vídeo para publicar nas redes sociais. Também não foi fácil, mas eu consegui, pois tinha em mente que vergonha não paga conta”, disse orgulhosa.

Segundo a instrutora, muitos profissionais que sentem vergonha de gravar vídeos, também não conseguem se expressar com clareza diante das clientes. “É preciso mudar essa postura! Um bom cabeleireiro sabe se comunicar com todos”, reforça.

Ela conta um momento de sua vida: “Em outro momento da minha carreira, quando fui apresentar minha primeira palestra, eu estava sentindo tanto medo a ponto de ter dor de barriga. Mesmo assim eu não desisti, fui lá e ministrei a palestra sentada, pois estava sentindo muita dor. O mais importante é que venci meu medo”, recorda.

Venda durante o atendimento

Josi diz que quando estão atendendo, muitos profissionais não falam sobre o produto que estão usando naquele momento no cabelo da cliente. "Como a cliente vai entender os benefícios dos produtos que você usa se você não souber explicar para ela?”, questiona.

Ela recomenda sempre deixar claro para a cliente quais ativos estão na fórmula dos produtos utilizados e como podem ajudar a solucionar o problema que a fez procurar um cabeleireiro especialista. “Você tem que dar uma aula para sua cliente e mostrar que você é um profissional qualificado. É assim que você a convencerá a fazer um tratamento no seu salão de beleza, sempre”, ensina.

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