As empresas podem evitar endividamento e ter sobras para investimentos e aquisições com um controle bem organizado do fluxo de caixa.

Gerar receita é um desafio para todas as empresas, assim como saber usar adequadamente o dinheiro obtido. Para evitar problemas com endividamento, os empreendedores precisam seguir o lema “primeiro receber, depois pagar”. Caso contrário, o dinheiro para realizar pagamentos virá de empréstimos de curto prazo, que são os mais caros.
Com um fluxo de caixa organizado, é possível manter uma ordem nas suas finanças e avaliar a saúde do seu negócio, podendo controlar as movimentações financeiras em determinado período, ou seja, as entradas e saídas de recursos financeiros. Isso proporcionará a tomada de decisões mais acertadas e conscientes.
Alguns controles podem auxiliar:
- O das contas a pagar, que deve ser feito por ordem de datas de vencimento;
- O das contas a receber, também feito por ordem de datas de vencimento;
- O cruzamento da sequência de recebimentos com a sequência de pagamentos, em cada data.
Se o cruzamento em uma data futura indicar que haverá valor de pagamento superior ao valor de recebimento, providências antecipadas deverão ser tomadas, evitando a necessidade de pegar empréstimos. A situação muitas vezes pode ser resolvida com decisões simples e negociação, de forma a postergar alguns pagamentos de fornecedores ou conseguir a antecipação de recebimento dos clientes.
Gestão financeira
Principais elementos da gestão financeira
Administrar as finanças é uma tarefa que pode ser bastante simples e que deve levar o empresário a tomar decisões estratégicas mais eficazes, visando o crescimento e a solidez do negócio. Para que isso aconteça é necessário conhecer a estrutura da área financeira. Não basta analisar a empresa apenas pelo seu dinheiro em caixa, pelas suas vendas e recebimento. É preciso analisar também outros fatores.
Algumas empresas podem não estar com dinheiro em caixa e mesmo assim serem empresas lucrativas. Outras podem apresentar, num determinado momento, caixa positivo sem que por isso sejam consideradas empresas lucrativas.
Certos empresários acreditam possuir informações suficientes para controlar e tomar decisões apenas com os dados de entradas e saídas de recursos. Na verdade, esta é apenas uma das partes que se deve administrar.
Estruturação financeira
Para saber se a empresa está obtendo lucro e onde está esse lucro, é necessário conhecer o tripé da estruturação financeira:
1. Caixa – Controles financeiros básicos
Registro de caixa das entradas e saídas, contas a pagar e a receber, controle bancário e de estoques e fluxo de caixa.
2. Lucro – Apuração de resultado
Receitas x custos e despesas, margem de contribuição, despesas e custos fixos e variáveis, lucro ou prejuízo, estratégias para aumentar o lucro e tomada de decisões.
3. Patrimônio – Estrutura patrimonial
Bens da empresa, patrimônio líquido, capital de giro, tendências de crescimento, endividamento e rentabilidade.
Não é possível analisar se a empresa está com uma boa situação financeira conhecendo apenas um desses aspectos.
Se necessário, procure a orientação de um especialista nos nossos Canais de Atendimento.
Nos ajude a melhorar este conteúdo! Avalie abaixo se o conteúdo foi útil ou não para você. Se não foi útil, nos diga o que ficou faltando para poder melhorá-lo!
Foi um prazer te ajudar :)