this is an h1

this is an h2

Tue Aug 16 10:56:41 BRT 2022
Finanças | CONTROLE FINANCEIRO
É dono de um salão de beleza? Saiba como realizar uma gestão eficiente

Com dicas práticas de controle financeiro, você poderá investir, adquirir novos insumos e gerar crescimento ao seu negócio, sem comprometer o capital de giro!

· 22/07/2022 · Atualizado em 16/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Administrar um salão de beleza não é uma tarefa fácil! Embora o ramo da estética e beleza possua grande demanda no Brasil, geralmente os gestores da empresa também são responsáveis por operar serviços como corte, escova, unhas e demais funções relacionadas. 

Dessa forma, o acúmulo de funções pode fazer com que o empreendedor esqueça uma ferramenta de gestão muito importante: o controle financeiro da sua empresa. Por isso, o Sebrae preparou uma série de informações para você, que sempre coloca a satisfação do cliente em primeiro lugar!

Como começar uma gestão financeira eficiente?

O primeiro passo para a manutenção do seu negócio chama-se PLANEJAMENTO. Cada decisão, seja ela relacionada à equipe, fornecedores ou aquisição de materiais de trabalho, precisa ser pensada e programada antes.

O planejamento possibilita prever se o resultado da sua decisão implica em riscos ou ganhos a curto, médio e longo prazo. Além do mais, tudo que um empreendedor não precisa é ser pego de surpresa com alguma situação de inadimplência ou falta de capital, concorda? Então, vamos lá!

Organize suas contas

Evite misturar suas contas pessoais com o dinheiro da sua empresa! Se você possui esse costume, é hora de substituí-lo pelo chamado “pró-labore”, que é o salário do dono do empreendimento. Neste caso, você irá fazer uma retirada mensal, e isso também inclui ter contas bancárias diferentes.

Os ganhos são inúmeros, além de não correr o risco de esquecer de realizar alguma reposição e acabar no prejuízo.

Conheça seus gastos

Você deve conhecer cada detalhe do seu salão de beleza como ninguém! Ao seguir esse princípio, entenda exatamente quais são os custos e despesas mensais do seu negócio nas áreas administrativas e de vendas. Você paga aluguel do espaço em que trabalha? Possui funcionários? Quantas reposições de materiais necessitam ser feitas em um mês?

As respostas dessas e outras perguntas relacionadas devem estar em uma planilha de controle de gastos, para que, antes de realizar uma renovação de estoque, melhoria no espaço de trabalho ou qualquer outro tipo de investimento, você se lembre de que não pode comprometer o dinheiro destinado à manutenção do seu salão.

Controle o seu fluxo de caixa

É fundamental ter ciência do que entra e do que sai no caixa, de preferência, diariamente. O controle do fluxo de caixa, quando feito de forma adequada, te dá um panorama geral da situação financeira da sua empresa.

Outro grande benefício é que, em casos de possíveis erros, o tempo de resolução é bem menor. E atenção! Controlar o fluxo de caixa inclui verificar os depósitos e transferências bancárias.

Invista em capacitação e qualificação da sua equipe

Para garantir um atendimento personalizado, inovador e satisfatório para a sua clientela, invista em treinamentos para a sua equipe. O diálogo, o bom atendimento e a busca por feedbacks após a prestação de serviço fazem toda a diferença e otimizam os processos de trabalho.

Com um time de colaboradores preparado, a probabilidade de o seu cliente se tornar fiel é muito maior, por já conhecer a qualidade dos serviços prestados e ter uma experiência anterior positiva.

Com a variedade de serviços comuns e pluralidade da concorrência, é preciso estar em alerta com pontos muito específicos de gestão que podem comprometer os resultados do salão de beleza. E quais são eles? Veja a lista do Sebrae abaixo!

1. Despesas de estoque

Para lidar com o estoque de mercadorias de forma inteligente, é necessário fazer parceria com bons fornecedores, de modo a garantir o valor do seu serviço. Observar a saída e preferência dos clientes também é importante, pois objetiva investir no que de fato vale a pena.

Não é conveniente produtos demais, já que são mercadorias com prazo de validade, nem produto a menos, para não sofrer de escassez no atendimento. Equilíbrio é a palavra-chave!

2. Despesas com aluguel

Nesta modalidade, devem ser levados em consideração os reajustes anuais, a localização e tudo que envolve a tratativa com o locador. Negociar é sempre bom e lucrativo.

3. Contratação dos prestadores de serviço

Para evitar problemas trabalhistas ao longo da sua jornada profissional, ao contratar um colaborador não faça isso de forma informal, independentemente do seu grau de familiaridade com a pessoa. A Lei n° 13.352/2016 dispõe sobre o Salão Parceiro e possibilita a contratação de profissionais como pessoas jurídicas. Para saber mais sobre a lei, acesse o site.

Que tal continuar aprendendo sobre controle de gastos na indústria, comércio e serviços? Acesse o artigo do Sebrae e confira o e-book preparado especialmente para você!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?