this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 16:27:49 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
Economia criativa impulsiona negócios de arte popular em João Pessoa

João Pessoa tem selo de Cidade Criativa da Unesco e é referência mundial por gerar valor econômico com seus artesãos.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Fundada em 1585 e considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa tem muito mais do que história para nos revelar. Pelos seus logradouros, floresce uma economia criativa de encher os olhos com seu artesanato e arte popular.

O município é exemplo mundial de como utilizar a criatividade do capital intelectual e da cultura para gerar valor econômico, fomentando o empreendedorismo.  João Pessoa tem o selo Cidade Criativa da Unesco – uma plataforma de intercâmbio internacional – concedido para 246 cidades em todo mundo, sendo apenas 12 no Brasil, que permite o intercâmbio e a troca de experiências ligadas ao desenvolvimento urbano sustentável, estimulando a colaboração entre essas localidades para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. 

A influência de índios, negros, portugueses, holandeses, árabes e ciganos na sua formação faz de João Pessoa uma cidade com cultura muito peculiar, inclusive, por ter integrado o território da Nova Holanda entre 1630 e 1654. Esse caldo cultural tem potencial para inspirar esse empreendedorismo em outras partes do território brasileiro. 

Modelo 

João Pessoa criou um plano de desenvolvimento para incrementar a economia criativa. Uma das iniciativas é a Rota dos Ateliês, que consiste em um roteiro turístico elaborado para promover visitas aos ateliês de artesãos e galerias de arte, bem como o uso de equipamentos culturais, que estimulam os negócios de artesanato e da arte popular e geram trabalho para centenas de artesãos. Outros exemplos ocorrem de Norte a Sul do país. 

A capital paraibana trabalha com maestria seus equipamentos culturais. No Museu do Artesanato Paraibano é possível conhecer um acervo com produtos fabricados com fibras, cerâmica, madeira, fios, rendas, bordados, e também brinquedos populares, entre muitas outras obras. No Celeiro Espaço Criativo, os turistas se apaixonam tanto pela exposição quanto pelos produtos à venda, além de presenciar uma programação eclética com oficinas, palestras, saraus, lançamentos de livros e desfiles, entre muitas opções ao longo do ano.

O deslumbramento do visitante prossegue no Centro Cultural São Francisco, que é um complexo arquitetônico formado pela Igreja e Convento de Santo Antônio, um patrimônio do Barroco Brasileiro, que data de 1591. O espaço é ocupado por uma galeria-museu de arte popular, museu de arte sacra, uma galeria, espaços de exposições e eventos, um centro de restauro e biblioteca, além de receber apresentações regulares de música barroca e sacra. Se você tem uma agência de viagens, surpreenda o seu cliente com dicas de visita à Paraíba. 

Inspire-se

A arte popular é rica e diversificada em todo o território brasileiro. A capital paraibana é referência para outras localidades do país de como criar oportunidades de negócios com o artesanato e a arte popular. Você pode aprofundar ainda mais sobre esse assunto conhecendo outras iniciativas de sucesso. 

Assim, você vai conseguir preparar estratégias para impulsionar as suas vendas. E lembre-se de que, independentemente de onde você estiver, a comunicação pelas redes sociais pode ajudar o seu empreendimento ser conhecido em todo o país. 

E fique ainda mais forte! Já pensou em reunir outros artistas como você para criar empreendimentos que impulsionem a economia criativa da sua comunidade? O Sebrae tem a ferramenta que vai ajudar você a fazer bons negócios e ganhar dinheiro com a sua arte!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?