Espaço agrega o que existe de mais significativo e expressivo na produção artesanal brasileira.

O artesanato brasileiro é um dos mais ricos e expressivos do mundo, manifestando-se de várias maneiras em cada região e contribuindo de forma significativa para enriquecer a cultura popular. A diversidade cultural do Brasil destaca o país como um centro criativo de arte, o que garante o sustento de várias famílias e comunidades brasileiras.
De Norte a Sul, observamos uma imensa variedade no artesanato brasileiro. Cada região mantém seu estilo e sua técnica específicos. No Sudeste, destacam-se os trabalhos com rendas, por exemplo; no Sul, temos tapetes artesanais e peças em madeiras e argilas; no Centro-Oeste, os produtos lembram a caça e as lendas; no Nordeste, os trabalhos de carrancas, cerâmicas e bonecas de barro ficam em evidência. Uma das regiões mais ricas em artesanato brasileiro é a região Norte, com produtos artesanais em cerâmica marajoara, pinturas, argila e cestaria.
Essa diversidade está reunida no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que conta com uma sede no Rio de Janeiro, localizada na região central, na Praça Tiradentes.
O CRAB tem como missão promover o artesanato brasileiro, fortalecendo a sua importância cultural, social e econômica. Idealizado para atuar como uma plataforma de requalificação da atividade artesanal brasileira, ele atua em três eixos simultâneos:
- Espaço de exposição, tanto presenciais quanto on-line, com ênfase na diversidade regional e de tipologias;
- Espaço de reflexão, fomentando pesquisas, seminários, cursos e debates, assim como reunindo publicações sobre o artesanato;
- Espaço de aproximação comercial, promovendo contato entre empresas, artesãos e clientes.
A edificação, situada em três edifícios históricos que passaram por um processo de restauração, conta com uma multiplicidade de espaços, tais como: espaço expositivo, loja, espaço educativo, midiateca e espaço multiuso.
O CRAB firma-se como um lugar de referência e pesquisa sobre o artesanato brasileiro, sendo mais um equipamento cultural na cidade do Rio de Janeiro. Um espaço urbano inovador que resgata o valor da arquitetura dos prédios centenários da cidade, qualificando-os dentro de uma perspectiva de uso contemporâneo. Nesse processo, não só as edificações históricas são revitalizadas com o CRAB, mas também o artesanato brasileiro, que, do ponto de vista de mercado, ganha uma outra dimensão, já que o CRAB funciona como uma vitrine do artesanato, gerando visibilidade, dentro e fora do país. Além disso, na plataforma online do CRAB há uma seção onde o acervo está disponível e pode ser pesquisado por região, tipologia, matéria-prima, categoria, temática e artesão, isto é, um excelente banco de dados sobre o artesanato brasileiro.
Excelência e contemporaneidade
O Centro apresenta o que há de melhor na produção artesanal brasileira, representando brasilidade, sustentabilidade, modernidade e tradições culturais.
Quem visitá-lo terá a oportunidade de:
Admirar obras de mestres reconhecidos;
Adquirir artesanato contemporâneo com alto valor agregado na loja conceito;
Pesquisar na midiateca e ter acesso à memória regional, com criações étnicas e tradicionais que resgatam técnicas e histórias da nossa cultura;
Participar de oficinas de capacitação e outras atividades nos espaços multiuso.
O Sebrae atua no segmento de artesanato desde 1997, a partir da visão de que esse tipo de atividade da economia criativa gera renda, fixa as pessoas nas suas regiões de origem e expressa culturas.
Foi um prazer te ajudar :)