this is an h1

this is an h2

Mon Jul 11 10:35:29 BRT 2022
Mercado e Vendas | PROMOÇÃO DE NEGÓCIO
CRAB: espaço de valorização do artesanato brasileiro

Espaço agrega o que existe de mais significativo e expressivo na produção artesanal brasileira.

· 10/03/2016 · Atualizado em 11/07/2022
Imagem de destaque do artigo

O artesanato brasileiro é um dos mais ricos e expressivos do mundo, manifestando-se de várias maneiras em cada região e contribuindo de forma significativa para enriquecer a cultura popular. A diversidade cultural do Brasil destaca o país como um centro criativo de arte, o que garante o sustento de várias famílias e comunidades brasileiras.

De Norte a Sul, observamos uma imensa variedade no artesanato brasileiro. Cada região mantém seu estilo e sua técnica específicos. No Sudeste, destacam-se os trabalhos com rendas, por exemplo; no Sul, temos tapetes artesanais e peças em madeiras e argilas; no Centro-Oeste, os produtos lembram a caça e as lendas; no Nordeste, os trabalhos de carrancas, cerâmicas e bonecas de barro ficam em evidência. Uma das regiões mais ricas em artesanato brasileiro é a região Norte, com produtos artesanais em cerâmica marajoara, pinturas, argila e cestaria.

(Imagem- Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB))

Essa diversidade está reunida no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que conta com uma sede no Rio de Janeiro, localizada na região central, na Praça Tiradentes. 

O CRAB tem como missão promover o artesanato brasileiro, fortalecendo a sua importância cultural, social e econômica. Idealizado para atuar como uma plataforma de requalificação da atividade artesanal brasileira, ele atua em três eixos simultâneos:

  • Espaço de exposição, tanto presenciais quanto on-line, com ênfase na diversidade regional e de tipologias;
  • Espaço de reflexão, fomentando pesquisas, seminários, cursos e debates, assim como reunindo publicações sobre o artesanato;
  • Espaço de aproximação comercial, promovendo contato entre empresas, artesãos e clientes.

A edificação, situada em três edifícios históricos que passaram por um processo de restauração, conta com uma multiplicidade de espaços, tais como: espaço expositivo, loja, espaço educativo, midiateca e espaço multiuso.

O CRAB firma-se como um lugar de referência e pesquisa sobre o artesanato brasileiro, sendo mais um equipamento cultural na cidade do Rio de Janeiro. Um espaço urbano inovador que resgata o valor da arquitetura dos prédios centenários da cidade, qualificando-os dentro de uma perspectiva de uso contemporâneo. Nesse processo, não só as edificações históricas são revitalizadas com o CRAB, mas também o artesanato brasileiro, que, do ponto de vista de mercado, ganha uma outra dimensão, já que o CRAB funciona como uma vitrine do artesanato, gerando visibilidade, dentro e fora do país. Além disso, na plataforma online do CRAB há uma seção onde o acervo está disponível e pode ser pesquisado por região, tipologia, matéria-prima, categoria, temática e artesão, isto é, um excelente banco de dados sobre o artesanato brasileiro.

(Imagem - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB))

 

Excelência e contemporaneidade

O Centro apresenta o que há de melhor na produção artesanal brasileira, representando brasilidade, sustentabilidade, modernidade e tradições culturais.

Quem visitá-lo terá a oportunidade de:

 Admirar obras de mestres reconhecidos;

 Adquirir artesanato contemporâneo com alto valor agregado na loja conceito;

 Pesquisar na midiateca e ter acesso à memória regional, com criações étnicas e tradicionais que resgatam técnicas e histórias da nossa cultura;

  Participar de oficinas de capacitação e outras atividades nos espaços multiuso.

O Sebrae atua no segmento de artesanato desde 1997, a partir da visão de que esse tipo de atividade da economia criativa gera renda, fixa as pessoas nas suas regiões de origem e expressa culturas.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora