this is an h1

this is an h2

Mon Aug 07 15:30:26 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Empreendedor: saiba como sair da armadilha das decisões erradas

O modo como você toma decisões define o empreendedor que você é, por isso é fundamental compreender a gestão e buscar as alternativas eficientes.

· 16/12/2022 · Atualizado em 07/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Compreender o processo de tomada de decisão tem o objetivo de alcançar parâmetros de eficiência na escolha das alternativas de soluções, o que pode fazer toda a diferença e reduzir os riscos e impactos de uma decisão equivocada.

Diariamente, o empreendedor se vê diante de situações que o obrigam a fazer uma escolha, e tomar uma decisão significa escolher uma alternativa entre várias possíveis.

Quem já não ficou angustiado diante de uma situação em que vários caminhos poderiam ser seguidos e ficou na dúvida de qual seria o melhor ou o mais adequado?

O risco de cada decisão varia de acordo com o prejuízo que pode ocasionar, algumas têm pequeno impacto, outras podem trazer danos significativos e até mesmo colocar em risco a sobrevivência da empresa.

Nesse sentido, a tomada de decisão aumenta a possibilidade de erro à medida que as emoções dominam o processo decisório. Assim, o modo como você toma as suas decisões define o empreendedor que você é. 

Algumas pessoas tomam decisões com base no achismo: “eu acho que o melhor para empresa ou para mim é...” Esta é uma verdadeira loteria, são decisões que podem surpreender, trazendo resultados espetaculares ou muito ruins, afinal, como diz o ditado “a distância entre o céu e o inferno é muito pequena”.

Outros preferem terceirizar a tomada de decisão e entregar o problema “para Deus” resolver: “Deus escolhe por mim...”. Isso se chama deixar ao acaso, empurrar com a barriga, ou utilizando um termo bastante comum, procrastinar.

É certo que algumas situações podem realmente se resolver com o tempo, mas o acaso é perigosíssimo, porque decisões não tomadas no momento exigido podem se transformar em verdadeiros tsunamis nos dias seguintes, crises não solucionadas podem ser ampliadas, e quando o empreendedor é exigido novamente, o que era uma decisão de pequena monta, transforma-se em uma crise de grandes proporções.

Às vezes, o empreendedor faz isso como uma sabotagem do seu cérebro, adiando uma decisão que traz um certo desconforto.

A melhor opção é tomar a decisão de forma profissional, compreendendo que o risco faz parte do negócio, analisando todas as alternativas, identificando a amplitude de risco x benefício e assumindo a responsabilidade pelo que acontecer após a tomada de decisão.

Decisões planejadas com avaliação de riscos e definição de indicadores de resultados são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, especialmente das micro e pequenas empresas. 

No caso das MPEs, a decisão é sempre de responsabilidade do empreendedor, e sua eficiência depende de sua capacidade de analisar as alternativas e tomar a decisão ideal, por isso é importante que o empreendedor utilize boas ferramentas de gestão. Acesse o Portal Sebrae e conheça a caixa de ferramentas do empreendedor.   

Conheça, a seguir, as etapas do processo para tomar a decisão com base em critérios profissionais:

  1. Qual é o problema?  Se você ainda não chegou ao verdadeiro problema, com certeza, a decisão será no mínimo equivocada e não trará a solução, por isso é fundamental identificar a situação e listar as dificuldades que estão ocorrendo e são relacionadas à situação. O cenário que se apresenta à sua frente é consequência de um ou vários problemas? O problema é a causa? A solução eficaz é aquela que atua para solucionar o problema?     
  2. Levante as informações mais importantes sobre o problema: visualize todos os ângulos da situação por meio da análise das informações críticas. Crítico é aquilo que traz maior impacto nos resultados da empresa. As informações vão permitir ao empreendedor conhecer mais profundamente a situação e suas causas.
  3. Liste as alternativas de solução do problema: faça um estudo de cada alternativa, analisando riscos x benefícios e a possibilidade de implementação mais rápida com menores custos. Nunca tome a decisão com uma única alternativa, porque pode não ser a escolha mais adequada.
  4. Faça a sua escolha: considere as informações que você levantou e as alternativas de solução possíveis. Identifique quem perde e quem ganha com cada alternativa, é importante conhecer os impactos de cada opção. Lembre-se de que a alternativa ideal é uma escolha do momento atual e aquela que melhor resultado vai possibilitar para a empresa. Às vezes, a melhor alternativa pode ser uma combinação de várias possibilidades.
  5. Implante a alternativa ideal e acompanhe os resultados: é hora de colocar em execução a sua escolha, fazendo um plano de implantação. Não deixe de considerar a necessidade de acompanhamento depois da implantação dos resultados da decisão escolhida. Se o resultado alcançado for inferior ao planejado, reveja todo o processo de tomada de decisão, iniciando pela identificação do problema.

Se entender que os colaboradores podem contribuir com o processo de decisão, convide-os para fornecerem ideias. Lembre-se de que várias cabeças pensam melhor que uma só!

Você pode contar com as ferramentas do Sebrae (link acima) e acesse, também, nossos conteúdos e cursos que ajudam no processo de tomada de decisão profissional. Separamos dois cursos para você, basta clicar nos links a seguir.

Gestão empresarial integrada

Planeje suas metas e resultados


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?